Como fazer uma gestão de logística eficiente?
Ter uma boa gestão de logística é indispensável para qualquer empresa que deseja ter um controle do estoque e demais processos. Com isso, a entrega de serviços e produtos é feita de maneira mais organizada para os clientes. Além disso, os resultados serão melhores para o negócio, que contará com um estoque adequado, de acordo com a necessidade da empresa.
Na área de varejo de materiais de construção, essa nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que alguns desafios podem surgir no meio do caminho. Entre eles, devemos destacar a grande quantidade de materiais no estoque e gastos excessivos.
Quer saber mais sobre como aplicar uma logística mais eficiente e alcançar resultados mais expressivos? Então, continue a leitura do texto!
Desenvolva um plano de logística
Desenvolver esse recurso é o primeiro passo para atingir uma gestão certeira em seu comércio. Com um plano de logística, você consegue analisar quais estratégias poderão ser úteis em seu negócio, sempre pensando no bom aproveitamento de materiais e também na redução de custos.
Dessa forma, é possível ter um controle mais eficaz de todos os processos, como aquisição de itens de qualidade com bom custo-benefício e controle do estoque. Outro aspecto que deve ser incluído em seu planejamento é o transporte, levando em conta a rapidez e os gastos envolvidos.
Priorize a compra direto de fabricantes
Ao optar por comprar materiais para reformas e construções diretamente de fabricantes, você terá uma economia significativa em seu orçamento. Busque parceiros que tenham qualidade nos materiais que fornecem e que tenham credibilidade no mercado em que atuam.
O compromisso com o prazo de entrega e outros diferenciais também devem ser considerados por você na hora da escolha. Fique atento a todos os detalhes, pesquisando a fundo quais são as melhores opções para o negócio.
Antecipe-se e planeje os pedidos
Para que você tenha todos os materiais de construção recebidos dentro do prazo estabelecido, os pedidos devem ser elaborados com antecedência. Por isso, estude a quantidade de itens em seu estoque e tenha um controle daquilo que você precisa com mais urgência.
Verifique os produtos que são vendidos com mais rapidez e planeje quanto será necessário para um determinado período. Estabeleça datas para fazer o pedido para que você consiga manter o controle e a organização do fluxo dos produtos.
Outro ponto que deve ser levado em conta é o orçamento. Por isso, o planejamento de pedidos envolve pesquisas e cotações, pensando sempre na saúde financeira do negócio. Com um pouco de organização, você garante a compra de um número maior de materiais, evitando desperdícios e custos desnecessários com transporte.
Saiba como armazenar cada material
Um dos grandes desafios ao fazer a gestão de logística é o armazenamento correto de itens. Em uma loja de material de construção, há uma grande quantidade de produtos disponíveis para venda. No entanto, a forma como você utiliza e organiza o estoque faz toda a diferença, podendo contribuir para a redução de custos.
Ao organizar os materiais, pense na praticidade e considere a rotina de trabalho, já que quanto mais fácil o acesso, melhor. Questões como mobilidade e organização devem ser prioridades ao armazenar os materiais que serão vendidos ou utilizados no dia a dia. Assim, você conseguirá aproveitar o tempo e espaço que tem disponível a seu favor.
Lembre-se de que o armazenamento deve ocorrer considerando a preservação dos materiais, que devem ser bem conservados — principalmente aqueles que têm alguma norma ou recomendação específica. Além disso, uma gestão eficiente conta com algumas técnicas para a identificação dos produtos e itens do estoque, como código de barras e endereçamento.
Use a tecnologia em seu benefício
Sabemos que a tecnologia é uma poderosa aliada na gestão de empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte. Quando falamos em logística, o uso de recursos tecnológicos pode ser útil para acelerar os processos e manter o controle de estoque e de prazos.
Com algumas ferramentas você consegue visualizar as compras que foram efetuadas, quais são os produtos e materiais que foram solicitados e qual a previsão para o recebimento deles.
Outro benefício é a facilidade para fazer o controle de estoque. Com alguns recursos, é possível acessar e saber com precisão a quantidade de produtos disponíveis na loja. Assim, o tempo que seria gasto na contagem de produtos é otimizado e o planejamento de novos pedidos fica mais fácil.
Diversas funcionalidades estão disponíveis por meio da tecnologia. Use esses recursos para aumentar a eficiência da logística, investindo em softwares e ferramentas que sejam ideais para o seu dia a dia.
Faça um controle do estoque
Ter um controle de estoque é essencial para ter uma logística eficiente, sem desperdícios e custos extras. Por isso, tenha em mente que a organização de produtos e materiais facilitará o atendimento ao cliente e outros processos do negócio.
Uma loja de materiais de construção tem, muitas vezes, uma grande rotatividade de itens. Em períodos do ano menos chuvosos, por exemplo, a busca por ferramentas para pequenos ou grandes reparos cresce mais do que em outras épocas. Então, entender essa sazonalidade e alinhar a quantidade de estoque com a demanda é fundamental.
Como já comentado, algumas ferramentas tecnológicas podem ser úteis para você controlar a entrada e saída de materiais. Isso, por sua vez, ajudará você a ter um planejamento mais consistente na hora de enviar pedidos.
Outro aspecto que também pode ajudar é utilizar relatórios que ajudem a definir qual é a maior necessidade do negócio, detalhando quais são os produtos que mais são vendidos e também os itens secundários, que têm uma demanda menor.
Uma gestão de logística eficaz, que atenda a todas as necessidades do negócio, é essencial para fornecer um serviço de qualidade ao consumidor final. Para ter sucesso na hora de planejar o funcionamento dessa área, é preciso ter cuidado em alguns pontos. Aspectos como armazenamento correto de materiais, pedidos dentro do prazo e priorização da compra direto com fabricantes são aspectos importantes a ser considerados.
Gostou de conhecer essas dicas que permitirão a você desenvolver uma logística mais efetiva para a sua empresa, diminuindo os custos e otimizando o tempo de trabalho? Tem mais alguma ideia ou sugestão que pode ajudar? Então, comente neste texto e compartilhe sua opinião conosco e com os demais leitores!