Como reter clientes na loja de material de construção? Veja aqui!
Se você gerencia uma loja, independentemente do segmento, já deve ter se perguntado o que leva uma pessoa a entrar e comprar uma vez, mas nunca mais retornar ao estabelecimento. Principalmente quando há uma baixa incrível de preços, o fluxo aumenta, mas essa realidade de loja cheia não dura muito se a retenção de clientes não funcionar.
A principal questão é: por quê? Quando você entende isso, pode trabalhar técnicas e estratégias para ter aqueles clientes fiéis que sempre recorrem aos seus produtos por preferência. Pensando nisso, vamos refletir um pouco sobre esse assunto e orientar você nessa questão. Quer se aprimorar? Continue lendo!
Como fazer retenção de clientes?
Primeira coisa que você precisa ter em mente: cliente que se ganha na promoção, se perde na promoção da concorrência. Então, vale mais a pena fazer um trabalho sólido nesse sentido do que contar com a sorte. Para fazer retenção de clientes, a gestão da loja deve mudar sua mentalidade.
O direcionamento do trabalho é que o relacionamento com o cliente é o pilar para reter e fidelizar. Um relacionamento se nutre, assim como relações de confiança, preferência, amizade etc. O princípio é o mesmo, o objetivo é que o cliente tenha uma duradoura relação com a loja e seus produtos. Veja a seguir estratégias que funcionam!
Boa experiência de compra
Você já deve ter passado pela situação de até se predispor a pagar mais por um atendimento diferenciado ou uma experiência melhor em um estabelecimento. Não há nada pior do que tudo dar errado e não ter suporte ou ser maltratado. É preciso garantir que a experiência da compra seja tranquila.
Equipe treinada e ágil
Para que isso aconteça, a equipe da loja deve ser expert, tanto em aspectos técnicos quanto no tratamento do cliente. A questão às vezes nem é saber tudo que ele pergunta, mas saber falar e conduzir a conversa de uma maneira conveniente. A agilidade também é importante, pois demonstra que a equipe é “fera” e aumenta a sensação de bom atendimento.
Atendimento personalizado
O atendimento personalizado é muito importante para fazer com que as pessoas se sintam bem. Você não retorna a um lugar no qual ninguém te dá valor. É importante mostrar que o cliente é importante e único. Um bom sistema de cadastros pode ajudar nessa questão, fornecendo dados importantes para o relacionamento.
Boa organização da loja
Como a equipe será ágil e o cliente se sentir bem se a loja está uma bagunça? Essa pergunta engloba aspectos físicos e também gerenciais. É impossível puxar o cadastro de um cliente e saber, por exemplo, que é aniversário dele, se você não tem uma base de dados. Um vendedor não conseguirá buscar algo rapidamente no estoque se tudo estiver um caos.
A organização gerencial também ajudará você a estabelecer preços atrativos, já que o controle dos custos e da margem do lucro está ok, além de planejar um bom mix de produtos, atendendo a demandas variadas. Organize a loja a nível de planejamento e o operacional vai se alinhar.
Pesquisas de satisfação
Para os aspectos mais físicos, há uma prática de sucesso que também colabora: são as pesquisas de satisfação. Abra canais de diálogo e converse com os vendedores para saber o que os clientes estão falando sobre a sua loja, o que falta, o que poderia melhorar, etc. Além disso, feedbacks positivos servem para que você replique boas ações.
A retenção de clientes não é nenhum bicho de sete cabeças. A verdade é que, quando a gestão se conscientiza da importância do relacionamento com consumidores, a retenção é um caminho natural, estabelecido por grandes objetivos, metas factíveis e um plano de ação bem estruturado.
Dê o primeiro passo nessa direção: confira 5 orientações para manter o relacionamento com o cliente em alta!