5 dicas de como fazer uma boa gestão de produtos
Saber alinhar os produtos que a empresa oferece com as necessidades dos clientes é importante para o sucesso de qualquer negócio. Dessa forma, a gestão precisa estar atenta aos interesses do público e entender quais tipos de serviços ou itens fornecer para atrair a atenção dos consumidores.
Neste contexto, a gestão de produtos tem o objetivo de conectar o que o cliente deseja e precisa às estratégias da marca. Isso potencializa os resultados, pois proporciona uma experiência mais positiva e melhora o relacionamento entre ambas as partes.
Se você quer entender como é possível fazer uma gestão de produtos eficiente em sua loja de material de construção, continue a leitura e confira 5 dicas!
1. Valorize a localização do produto
A localização do produto é um aspecto que tem grande importância no gerenciamento e pode aumentar seu número de vendas. Sabemos que o consumidor precisa visualizar as mercadorias de maneira fácil e rápida, por isso, em um ponto de venda é necessário criar estratégias que mantenham os itens em um lugar que facilite a compra.
Faça uma análise sobre o espaço que você tem disponível e avalie as necessidades e preferências dos clientes. Com base nisso, verifique como será feita a disposição dos produtos e quais estratégias favorecem o aumento das vendas e contribuem para o acesso rápido do consumidor até o item.
Uma sugestão que gera resultados satisfatórios é planejar a exposição de produtos que são complementares. Assim, o cliente tem mais chances de comprar dois ou mais itens em um uma única compra. Isso ocorre, em grande parte dos casos, pela disposição correta das mercadorias na loja.
2. Gerencia o estoque de forma eficiente
Sem dúvida, o gerenciamento adequado do estoque é capaz de auxiliar em diversas decisões da empresa. Afinal, quando os gestores se preocupam em analisar frequentemente as entradas e saídas de produtos fica mais fácil entender qual é o perfil do público por meio da análise de demanda, por exemplo.
Além disso, uma gestão inteligente permite otimizar o tempo dos colaboradores e proporcionar um atendimento de excelência aos consumidores. Para garantir um estoque certeiro em sua loja, implemente ações, tais como:
- verificar o histórico de fornecedores;
- criar um sistema de compras eficiente;
- usar softwares e ferramentas específicos para gestão do estoque;
- ter um local de armazenamento adequado.
Esses são fatores que impactam na organização do estoque e fazem diferença na experiência do consumidor. Portanto, é válido certificar-se de que o setor está sendo gerenciado de maneira eficiente e otimizada para facilitar o dia a dia da equipe. Se a loja conta com um estoque organizado, certamente terá clientes mais satisfeitos com os produtos e serviços.
3. Conheça a fundo o público
De nada adianta implementar uma gestão de produtos e aplicar estratégias sem considerar os interesses do público. Então, busque entender o cliente e o que ele espera que você ofereça, para criar soluções que realmente sejam atrativas em seu negócio.
Antes de comercializar um produto ou modificar algum método em sua empresa é importante avaliar quais são as expectativas do consumidor, levando em conta fatores, como giro no estoque, preço final ofertado, necessidades do público-alvo e assim por diante.
Um método que funciona bem nesse sentido é levantar questionamentos sobre as principais características de seu público. Conheça dados que podem ajudar nesse processo:
- o que o meu cliente procura?
- quais são suas preferências?
- qual sua percepção de valor sobre os produtos?
- que características compõem seu perfil (idade, ticket médio, renda mensal).
Essas são informações que colaboram para um gerenciamento focado no cliente e com mais chances de gerar resultados satisfatórios. Um estudo minucioso é o ponto de partida para garantir uma gestão de produtos certeira e vantajosa tanto para o comprador quanto para o lojista.
4. Faça a análise de dados
Mais do que conhecer o que pensa o seu cliente, é necessário saber interpretar os dados e agir de acordo com esses resultados. Uma maneira de fazer isso, por exemplo, é por meio de relatórios que apontam o desempenho de um produto com base em seu número de vendas.
Reúna informações que sejam relevantes para a gestão de produtos e use esse recurso no processo decisório, o que cria mais embasamento para as estratégias e melhora a eficácia delas. Não deixe de considerar os resultados da área de vendas e os números relacionados à satisfação do consumidor, já que saber o que é relevante para o público e o que não tem um retorno tão positivo também são maneiras de promover um gerenciamento de qualidade.
A automatização é um grande aliado nesse sentido e com a utilização de sistemas e softwares você consegue segmentar os clientes e compreender o que eles pensam por meio de dados. Estude quais são as ferramentas mais indicadas para o processo de gestão e use ao máximo as funcionalidades disponíveis para extrair informações que são valiosas para suas estratégias.
5. Implemente as mudanças
Após a análise é necessário pensar em quais mudanças serão feitas para melhorar a gestão de produtos e vender mais. É importante realizar testes com os produtos e esperar uma reação do público para entender se você está no caminho certo. Caso os resultados não sejam bons, busque implementar outras ações, sempre considerando o feedback de consumidores.
Estar disposto a alterar processos ou estratégias de acordo com as necessidades dos clientes é um fator indispensável para ser bem-sucedido. Então, quando necessário, não hesite em fazer mudanças que beneficiem tanto o volume de vendas das lojas quanto o público-alvo.
Realizar a gestão de produtos é fundamental para fornecer mercadorias e serviços que sejam direcionados ao público-alvo. Logo, antes de comercializar um novo item, a empresa precisa entender quais são as necessidades dos clientes e se o que será ofertado está alinhado às expectativas. Portanto, as dicas apresentadas durante o conteúdo são técnicas positivas que geram mais vendas e visibilidade ao seu negócio, pois ajudam a fazer uma gestão eficiente.
Entre em contato conosco e entenda como nosso time pode ajudar seu negócio a planejar uma gestão de produtos compatível com o perfil dos clientes!