Black Friday no varejo: 5 dicas infalíveis para preparar sua loja
Buscando boas dicas para Black Friday no varejo? Esse é um dos momentos mais esperados do ano por consumidores. Com preços e condições de pagamento diferenciados, a data é conhecida por grandes oportunidades de negócio para clientes e lojistas. Dessa forma, o comércio deve se preparar para atender a demanda do público e oferecer preços atrativos.
Para aumentar as vendas no Black Friday de 2019 é importante criar estratégias sólidas para potencializar os resultados da sua loja. Então, conhecer quais são as ações mais eficientes contribui para o sucesso do negócio durante o período.
Pensando nisso, selecionamos cinco dicas infalíveis para você preparar sua loja e ter um período mais lucrativo. É só continuar a leitura do post.
1. Conheça bem seu consumidor
Sem ter conhecimento sobre as preferências e hábitos de consumo de seu público, talvez a estratégia não tenha o retorno esperado, já que todo o planejamento de vendas deve ser pensado levando em conta as necessidades dos clientes.
Use as redes sociais e a internet para entender quais são os produtos mais procurados ou pesquisados no momento e que têm grande potencial de compra. Logo, isso ajudará na organização do estoque e na análise de como serão aplicados os descontos na loja.
Ao planejar suas metodologias para um Black Friday no varejo é interessante saber quais são os diferenciais que podem ser ofertados aos clientes, garantindo a preferência por sua loja.
Com a concorrência da época, outras lojas do segmento também investirão em ações específicas. Por isso, entenda como você poderá ganhar destaque e ter o favoritismo do público em relação aos seus produtos ou serviços oferecidos.
2. Crie promoções verdadeiras
Na Black Friday é comum ver consumidores frustrados com falsas promoções e preços que, na verdade, não são vantajosos como divulgado pela empresa. Mesmo com divulgação e propaganda, nem sempre vale a pena investir na compra de um produto.
As lojas que praticam essas ações, por fim, são reconhecidas de forma negativa e não alcançam um bom número de vendas durante o período. Por isso, para manter um bom relacionamento com os clientes e atrair novos compradores, crie promoções verdadeiras, com descontos reais e válidos para o consumidor.
Fazer isso, além de transmitir uma imagem positiva do negócio, impulsiona a lucratividade. Com um alto volume de vendas, você conseguirá obter resultados satisfatórios mesmo com produtos vendidos por um preço reduzido e, ainda, terá um público fidelizado e que confia na hora de comprar em sua loja.
3. Invista na comunicação
Outra maneira de se preparar para a Black Friday é garantir uma comunicação eficiente com os clientes. Divulgue quais serão as ofertas e os tipos de promoções realizados no dia. As redes sociais são um canal para transmitir avisos, criar anúncios e avisar os usuários sobre as oportunidades que a loja oferecerá.
Lembre-se de que todo o varejo aproveita essa data para chamar a atenção dos consumidores. Com isso, é preciso planejar estratégias, de fato, positivas para o seu negócio. Investir no layout do ponto de venda alguns dias antes, por exemplo, é uma forma de comunicar ao público que vários descontos e ofertas acontecerão em breve.
Utilize pontos facilmente visíveis para os compradores, como a porta da loja, a entrada ou espaços que contam com vidros. Todos esses recursos visuais ajudam a atrair os consumidores e, consequentemente, a vender mais.
4. Aposte em diferenciais
O consumidor encontrará promoções e ofertas em muitas lojas, isso aumenta a concorrência e torna a venda mais difícil. Em muitos casos, as empresas contam com descontos e valores bem semelhantes ou, até mesmo, iguais. Logo, é necessário saber quais são os diferenciais que podem ser ofertados em seu negócio para o público se sentir motivado a comprar na sua loja.
Busque estratégias que auxiliem nesse sentido, como um atendimento humanizado, demonstrando assim, a importância do cliente para a loja. Além disso, você pode apostar em condições de pagamento flexíveis, kits de produtos e diversos outros aspectos responsáveis por aumentar as suas chances de venda.
O marketing e a divulgação também são pontos que ajudam a se diferenciar da concorrência no período da Black Friday no varejo. A produção de campanhas e anúncios criativos é uma excelente alternativa para ganhar destaque no mercado e alavancar o ganho dos lojistas.
5. Prepare a infraestrutura
O atendimento é um critério usado por consumidores para avaliar a experiência com empresas, por isso precisa ser um aspecto relevante durante a sua preparação para as ofertas do Black Friday. Sem uma equipe capacitada, fica difícil conseguir suprir as necessidades dos compradores e fechar um grande número de vendas.
Nos dias em que ocorrerão os descontos, provavelmente, a circulação de pessoas em sua loja aumentará. Assim, a equipe de atendimento precisa estar capacitada para atender todos os consumidores de maneira ágil e eficiente. Portanto, forneça treinamento e orientações específicas aos colaboradores, caso necessário.
O estoque também é um fator que merece atenção, pois a saída de produtos do negócio é maior nessa época do ano. Por isso, o gestor precisa rever a quantidade disponível de cada item e avaliar quais serão as soluções e medidas mais eficazes para a Black Friday.
Além disso, certifique-se do espaço disponível e como será organizada a exposição dos produtos e ofertas. Criar estratégias para que tudo ocorra bem no ponto de vendas previne prejuízos ou imprevistos que podem acontecer.
A Black Friday no varejo tem grande influência para os lojistas conseguirem aumentar suas vendas e lucratividade no negócio. Para ser bem-sucedido, é importante que antes seja feito um preparo, criando estratégias certeiras e atraentes para os consumidores. Com ações adequadas, você poderá fidelizar os compradores e ter um bom desempenho mesmo após a data. Para isso, invista em:
-
bom atendimento;
-
promoções verdadeiras;
-
produtos de qualidade;
-
preços atrativos para o público.
Dessa forma, aumentará o potencial para crescimento da loja e conseguirá melhores resultados em seu faturamento.
Gostou deste post? Aproveite e leia também o nosso artigo sobre como você pode utilizar o WhatsApp Business para vender e lucrar mais. Até breve!