Como a tecnologia no varejo está revolucionando o setor?
A transformação digital modificou a forma como diferentes empresas de todos os segmentos gerenciam as rotinas operacionais, lidam com clientes e administram a imagem da sua marca. Atualmente, internet, automação, inteligência artificial e outros elementos têm um papel ativo no dia a dia das instituições e promovem uma série de melhorias e avanços. Como não poderia ser diferente, a introdução da tecnologia no varejo também trouxe modernidade e mudanças para o setor.
Com o apoio de sistemas e inúmeras aplicações disruptivas, é possível fazer mais em menos tempo. Tarefas são agilizadas e se tornam mais eficientes e seguras, promovendo ganhos para funcionários, gestores e clientes. A integração de setores e dados e a contínua análise de resultados também são fatores cruciais que colaboram para que o comércio varejista se torne mais estratégico e competitivo.
A cada momento, novidades e tendências despontam no horizonte. Cabe aos empresários buscar se manterem constantemente informados e entender como se adaptar e tirar o melhor proveito dessa onda de inovação.
Mas, afinal, quais são as transformações tecnológicas mais importantes e como elas estão revolucionando o mercado? Continue a leitura deste post e entenda como essas mudanças podem beneficiar seu negócio!
Mais conforto e agilidade na hora da compra
Muito se fala, hoje em dia, sobre a importância da experiência do usuário. Muitas marcas já notaram que não basta ter produtos de qualidade, existem outros aspectos que a clientela leva em consideração na hora de priorizar uma loja em detrimento de outra.
Segurança, comodidade e rapidez são prioridades para consumidores cada vez mais exigentes. Com o auxílio da tecnologia no varejo, empreendimentos conseguem entregar esses elementos e proporcionar vivências únicas e marcantes de compra.
Uma tendência forte nesse sentido é o omni-channel, que fala sobre a convergência de todos os canais de uma empresa, os físicos e virtuais. Um exemplo de como isso acontece é quando um consumidor pode procurar por um produto no site e retirar na loja física. Ou, ao contrário, visitar o estabelecimento, testar os produtos, falar com os vendedores e, depois, fazer um pedido pelo seu smartphone que será entregue no endereço de escolha.
O objetivo do omni-channel é otimizar totalmente a experiência de compra e venda e dar ao cliente uma variedade de opções para que ele possa fazer as escolhas que pareçam ser mais convenientes. Logo, o foco é se aproximar mais do consumidor e fidelizá-lo, tornando as etapas de compra mais confortáveis e práticas.
Personalização do atendimento
Em uma lógica em sinergia com o omni-channel, além de praticidade e bom atendimento, o cliente moderno também se sente atraído por empresas que apostam na personalização de soluções e serviços. Em um mundo no qual se pode encontrar praticamente tudo na internet, sai na frente a empresa que consegue fisgar o consumidor ao apresentar ofertas customizadas e agregar mais valor ao que disponibiliza.
Um recurso tecnológico que ajuda empresas nesse sentido é o Big Data. Por meio da coleta, análise e interpretação de dados, gestores conhecem melhor o perfil dos seus clientes e seu comportamento de compra, que tipo de produto é mais relevante e como apresentá-lo de uma maneira que seja atraente e faça sentido para determinado público.
Por exemplo, muitos sites customizam a ordem das páginas e a visualização de produtos de acordo com as preferências do usuário. Isso é possível por meio da gestão dos dados que o cliente fornece ao se cadastrar e navegar. Dá mesma forma, pode-se investir em campanhas promocionais e descontos exclusivos, além de direcionar estratégias de marketing.
Automatização dos processos
A automação de processos é um dos ganhos que a tecnologia proporciona para empresas. Tarefas repetitivas, burocráticas, lentas e recorrentes são cumpridas por softwares na velocidade de um clique.
Desse jeito, a equipe se torna mais produtiva e tem mais tempo para se concentrar em assuntos estratégicos que vão realmente aprimorar o atendimento ao cliente e o desenvolvimento de produtos. Da mesma maneira, a automação de certas etapas torna a experiência de compra de um usuário mais rápida e eficaz.
As aplicações da tecnologia no varejo ligadas à automação são muitas. Um ótimo exemplo é a gestão do estoque, um setor sensível e propenso a desperdícios e perdas.
Softwares voltados para o gerenciamento de suas etapas realizam inventários, calculam demandas de acordo com histórico de vendas e permitem que gestores tenham sempre um posicionamento atualizado dos níveis de armazenamento, reforçando o controle e otimizando todo o trabalho dos setores de compra, logística e distribuição.
Promoção da autonomia
Quando o assunto é tecnologia no varejo, a tendência é que o cliente tenha cada vez mais autonomia em suas escolhas e ações. O omni-channel, como vimos, já é um modelo que concede ao usuário possibilidades e o deixa livre para selecionar a forma mais confortável de adquirir bens.
Inovações como essa eliminam burocracias e obstáculos, deixando o consumidor mais à vontade para conhecer novos produtos e expandir seu contato com a loja. Consequentemente, percebe-se um aumento nas vendas e na relevância da marca no mercado.
Uma aposta para o futuro em relação à autonomia é o self-checkout, que gradativamente ganha mais espaço nas lojas. Trata-se de um caixa inteligente, no qual um consumidor passa suas próprias compras, escolhe a modalidade de pagamento e finaliza o processo sozinho — sem a presença de um profissional. Essa é uma manobra interessante para evitar filas, custos e facilitar a etapa de pagamento.
Acompanhar a transformação digital e acolher as novidades de tecnologia no varejo são medidas importantes para lojistas que querem garantir negócios mais competitivos e alinhados com o futuro. Por isso, inspire-se com essas ideias para potencializar seu empreendimento e conquistar ainda mais clientes e lucros!
Está em busca de meios para modernizar seu negócio e elevar resultados? Entre em contato conosco e conheça nossa proposta inovadora para gestão de pontos de venda! Descubra nossos diferenciais, como o robusto Portal e App para lojistas, que oferece uma série de recursos que viabilizam negociação e administração de compras online, integração com fornecedores, geração de relatórios de gestão e muito mais!