Confira 4 dicas para reduzir a sua perda de estoque
A diminuição da receita da sua loja pode estar ligada efetivamente à falta de administração e gestão, causando, consequentemente, a perda de estoque. Apesar da prevenção não ser uma tarefa fácil, é possível assumir o controle quando o trabalho acontece em conjunto e de forma eficiente.
Sendo assim, as perdas de mercadorias e produtos de valor podem acontecer em diversos momentos no que diz respeito à operação de loja. Ou seja, desde o recebimento dos produtos até o ponto de vendas. Essa é uma falha que necessita da estruturação dos processos e alinhamento entre os profissionais envolvidos.
Para saber como evitar perda de estoque e implementar rotinas de prevenção, confira abaixo 4 dicas que separamos para você se organizar e melhorar a sua administração.
Saiba como combater a perda de estoque
Prevenir esse cenário proporciona benefícios para uma empresa, como: mais organização entre as equipes, o melhor aproveitamento dos investimentos e a eliminação de prejuízos. Quer saber como evitar a perda de estoque? Então, nos tópicos seguintes, confira algumas mudanças que podem se tornar efetivas na sua empresa.
1. Invista em treinamentos e alinhe processos entre as equipes
Quando um time é treinado e comprometido com o controle de produtos de uma empresa, a probabilidade de garantir que o acompanhamento desses itens seja realizado da melhor forma é maior. Portanto, padronize os processos que envolvem a administração dos produtos e seja transparente quanto a real situação da organização.
2. Faça a contabilidade do inventário
Apesar dessa prática fazer parte da rotina da maioria das empresas, o fato de fazer o inventário periodicamente garante que as informações dos produtos do estoque estejam de acordo com o que diz o sistema de cadastro da empresa. Além disso, com a contabilidade do inventário, é possível identificar possíveis extravios e furtos.
3. Utilize um sistema de gestão de estoque
A grande vantagem de utilizar um software de gestão de estoque é pelo fato de automatizar processos que são feitos por pessoas. Isso proporciona a diminuição das falhas nas vendas, atrasos na produção e na entrega, além de ter total controle das movimentações do estoque, prevenindo o desvio.
4. Negocie com fornecedores
Procure negociar os valores dos produtos, formas de pagamento e quantidade de itens. Caso o distribuidor venda produtos diferenciados, pense na possibilidade de fazer uma parceria que seja benéfica tanto para você quanto para a empresa. Busque ser transparente com o seu fornecedor para que essa parceria seja longa, sólida e duradoura.
Por isso, ter rotinas como o estabelecimento de processos, o treinamento e a especialização das equipes, a contagem do inventário e a utilização de um software é fundamental para combater a cultura de perda de estoque e ter mais estabilidade financeira na organização. Seguindo essas dicas, é possível criar um diferencial competitivo diante da concorrência e garantir melhores resultados para o varejista ao fechar o faturamento do mês.
Gostou das dicas? Então, aproveite outros conteúdos do universo do varejo que podem ajudar a sua empresa a vender mais, assine a nossa newsletter!