Conheça 4 vantagens do Big Data no varejo
Uma grande quantidade de informações é produzida todos os dias por usuários da internet, que realizam pesquisas, interagem nas redes sociais, fazem transações bancárias e diversas outras ações. Nesse contexto, surge o conceito de Big Data, que está relacionado ao gerenciamento de todos esses dados disponíveis.
Empresas, inclusive no varejo, utilizam essa tecnologia para entender quais são os hábitos de compra e as necessidades do público. Dessa forma, vários benefícios podem ser observados nos resultados, já que as estratégias utilizadas terão como fundamento informações precisas dos consumidores.
Se você quer conhecer 4 vantagens do Big Data no varejo, continue a leitura deste post e saiba como usar essa ferramenta é capaz de contribuir de forma positiva para o seu negócio. Confira!
1. Mensuração da satisfação do cliente
Saber como está a satisfação do público em relação aos seus produtos e serviços ofertados é indispensável se você deseja aumentar a performance de sua empresa.
Fazer isso permitirá que você identifique quais são os motivos que levam seus clientes a buscar outras alternativas no mercado e também auxilia no monitoramento de ideias e soluções positivas. Dessa forma, é possível planejar medidas que ajudam na retenção dos consumidores.
Com a precisão dos dados, fica mais fácil entender quais são as principais falhas de seu negócio varejista. Além disso, você visualiza quais são os principais interesses dos consumidores.
2. Decisões eficientes
Tomar decisões que não sejam adequadas para o seu comércio varejista pode resultar em frustrações. Nesse sentido, o Big Data no varejo é um grande aliado para que suas ações sejam eficientes e certeiras.
A análise de dados possibilita a verificação de tendências do nicho em que atua e também diversos outros aspectos que são importantes para o seu negócio.
Afinal, você consegue em mãos informações sobre hábitos de consumo, preferências, poder aquisitivo e assim por diante. Com base nisso, suas decisões estratégicas serão realizadas e colocadas em prática considerando o cenário atual e as reais necessidades do público, não mais baseadas em “achismos”.
3. Precificação inteligente
O Big Data é capaz de usar dados para monitorar os preços de determinado produto. Assim, com critérios e padrões pré-selecionados, surge a precificação inteligente, que automatiza os valores a partir da análise de dados.
Esse recurso permite conhecer o seu concorrente, levando em conta quais são as ações dele e como isso afeta também o seu negócio.
4. Maior precisão da previsão de demandas
Ao utilizar o Big Data, a empresa tem maior capacidade para fazer previsão de demanda, a partir da base de dados de usuários. Com isso, as vendas têm um aumento significativo, porque as decisões tomadas em relação aos setores da empresa partem de dados concretos sobre as necessidades e expectativas dos clientes.
A partir dessa maior precisão, você terá bons insights para aplicar em seu negócio. Todos os dados sobre produtos, experiência do consumidor e outros aspectos são coletados de forma automatizada e garantem melhores resultados.
A partir dos benefícios apresentados, é possível perceber como o Big Data no varejo é vantajoso para as empresas. A partir do uso dessa ferramenta, aumenta-se o número de vendas por meio de pesquisas e informações precisas sobre o perfil dos clientes.
Além disso, há uma precisão maior nas estratégias, que com o recurso, se tornam eficientes. Então, trata-se de uma excelente oportunidade para maximizar os rendimentos do setor varejista.
Gostou desta leitura? Continue aprendendo! Leia nosso post sobre como a gestão de processos pode ajudar nos resultados de seu negócio.