Entenda a importância do papel da Loja Física
Estamos em um momento positivo no qual o Brasil está em uma curva decrescente de casos de Covid que permite, pelo avanço da vacinação, flexibilizar medidas. Em muitos municípios, por exemplo, o uso de máscara em locais abertos já é opcional. Como um reflexo deste momento, os indicadores do varejo apresentaram em fevereiro, um crescimento crescimento de 27,8% nas vendas em lojas físicas, enquanto houve um decréscimo de 15,8% nas vendas online, em comparação com o mesmo período de 2021.
Este dado foi publicado no final do último mês, pelo Mastercard SpendingPulse, um indicador macroeconômico de vendas no varejo que mede todos os tipos de pagamento. Para as lojas físicas este novo cenário convida a uma reflexão sobre qual o papel da loja física para o consumidor, quando ele pode facilmente e em poucos cliques obter o produto em compras no varejo eletrônico.
A experiência do consumidor em uma loja física é imersiva e muito diferente de uma loja virtual. Quando seu cliente entra em sua loja você tem a oportunidade, por inúmeros pontos de contato, de promover o engajamento e a experiência positiva para que ele retorne. Por isso, a atenção deve ser redobrada para a disposição dos produtos, o layout da loja, o sistema de pagamentos e, é claro, para o atendimento que seus vendedores irão prestar. Tudo deve ser intencional e pensado para atrair e manter seus clientes visitando e comprando em seu estabelecimento.