5 dicas para vender material de construção em período chuvoso
O período chuvoso é revelador sobre o fluxo de vendas no setor da construção. Em pouco tempo no mercado, já é possível notar os efeitos da sazonalidade nas vendas das lojas. Com chuvas, as obras ficam limitadas em termos da qualidade do serviço e de modo a não precisar ser refeito.
Sendo assim, vejamos algumas das soluções para diminuir o impacto das chuvas, especialmente nesse momento de incertezas em virtude da pandemia.
1. Motive a equipe
Se a equipe não trabalhar para superar os efeitos das chuvas nas vendas, pouco podemos esperar de resultado. Quando os colaboradores passam a considerar uma baixa de vendas como algo normal, decorrente de um fator externo, é natural que eles se desmotivem em fazer ofertas adicionais e tomar outras medidas que possam minimizar o problema.
Para motivá-los, procure fazer reuniões específicas com esse objetivo. Além disso, ajude-os com informação e treinamento sobre como podem agir para evitar quedas nas comissões. Eles vão adorar!
2. Aproveite o momento
Um período de baixa nas vendas pode significar mais tempo livre para tomar medidas que possam dar resultados depois que as chuvas passarem. Ações para melhorar a experiência do cliente, treinamentos e auditorias são bons exemplos. Embora não influencie diretamente o resultado imediato, é fundamental considerar essa alternativa para ser executada em conjunto com as de efeito instantâneo.
3. Sempre pense no problema do cliente
Se a sua loja e os seus colaboradores ajudam o cliente a resolver os problemas dele no dia a dia, certamente vai vender muito mais. Por isso, não adianta tentar vender e insistir com produtos que não são úteis nesse momento, pois o uso não é indicado na obra enquanto as chuvas não passarem. Sendo assim, busque ajudar quem constrói a enfrentar os efeitos da chuva na produtividade da obra.
4. Monte kits e promova os produtos certos
Um bom exemplo dessa abordagem voltada ao cliente é a montagem de kits, como um com produtos para combater infiltrações ou realizar reparos necessários em decorrência das chuvas. Além disso, promova os produtos que o cliente precisa nessa época e esqueça os que ele usa apenas no momento de construir o alicerce, por exemplo, já que essa não é a melhor época para isso.
5. Planeje e antecipe
Outra medida que não tem efeito direto nas vendas imediatas, mas que é fundamental, é o planejamento. Um bom plano de negócios deve considerar a sazonalidade como parte da realidade de um comércio de materiais de construção, o que ajuda a antecipar problemas, se programar e se preparar para o período.
Ao tomar essa medida, vai ficar mais fácil comprar conforme a demanda do período chuvoso, por exemplo, evitando perder vendas pela falta desses materiais no estoque, como lonas e itens de acabamentos internos. Além disso, não esqueça de trabalhar bem o relacionamento com os clientes, para que eles se mantenham fiéis.
Pensando nisso, acesse e confira a postagem complementar que separamos para você: Como reter clientes na loja de material de construção?
Parabéns pelas dicas!!!! Valiosas.