Tecnologias na Construção Civil: Concreto de Carbono
Um concreto mais fino, resistente e flexível, que possui maior durabilidade e é mais sustentável. Parece uma lista de desejos, mas são algumas características do Concreto de Carbono, uma nova tecnologia está cada vez mais perto dos canteiros de obras. A fibra de carbono já é utilizada a alguns anos para o reforço estrutural de construções feitas com concreto armado. Essa fibra é obtida através de um processo conhecido como pirólise e é formada por fios de cristais de carbono com a espessura de um fio de cabelo.
Já o material conhecido como concreto de carbono, produzido com fibras de carbono, permite construções inovadoras, pois é até quatro vezes mais resistente e mais leve que o concreto comum. A tecnologia tem avançado em pesquisas na Universidade de Desden, na Alemanha, onde está sendo construído o primeiro prédio feito com o material, no mundo.
A expectativa dos pesquisadores é que no futuro a conversão para este material promova ganhos de sustentabilidade, já que o concreto, grande responsável pela geração de CO2 na indústria da construção Civil, pode ser reduzido com aplicações mais finas e resistentes em função da nova tecnologia. Além disso, a vida útil é prolongada, em relação às estruturas de aço, já que a fibra de carbono não enferruja. Tudo indica que o concreto de carbono será dominante na arquitetura do futuro.