9 estratégias de marketing para lojas de material de construção

9 estratégias de marketing para lojas de material de construção

10 de fevereiro de 2019 1 Por redealternativa
Usar boas estratégias de marketing é fundamental para qualquer tipo de negócio. Isso porque elas contribuem para alavancar as vendas da empresa e, ainda, podem fortalecer a imagem e a reputação da marca no mercado.

No setor de material de construção a história não é diferente. É necessário que o gestor sempre busque novas maneiras para melhorar as ações e atingir o público-alvo do seu negócio. Dessa forma, os resultados serão compatíveis com o esperado e será possível ter um lucro maior com a venda das mercadorias.

Se você quer ter diversas ideias para divulgar os seus materiais de construção e saber que tipo de material de marketing vai ajudar, continue a leitura deste post e acompanhe as nossas 9 dicas!

1. Ofereça descontos

Os descontos chamam a atenção dos clientes e são uma excelente oportunidade de atrair mais pessoas até a sua loja. Isso acontece porque o consumidor já identifica uma vantagem na compra antes mesmo de realizá-la. A partir disso, se o cliente for novo, você poderá investir também em outras estratégias para a fidelização.

Oferecer produtos com preços promocionais pode ser uma saída interessante para aqueles itens que estão há algum tempo no estoque, por exemplo. Além disso, é possível aproveitar datas específicas para fazer esse tipo de ação, como eventos comemorativos ou períodos do ano que sejam favoráveis para o seu negócio.

Lembre-se de que o público precisa saber que as mercadorias estão com preços reduzidos. Então, invista na divulgação e aposte em letreiros, faixas ou publique em suas redes sociais para que uma maior quantidade de pessoas tenha conhecimento desses descontos.

2. Seja ativo nas redes sociais

Hoje em dia é bastante comum observamos a presença das marcas nas redes sociais. Os clientes estão, em grande parte, inseridos nessas mídias e, por isso, é tão importante que as empresas busquem interagir com público por meio desse canal.

Se você quer vender mais e aumentar o potencial lucrativo de sua loja, crie estratégias sólidas para o Facebook, Instagram, Twitter e outros meios que são úteis para estabelecer uma comunicação eficiente com os seus consumidores.

Para isso, analise qual rede social é mais adequada ao perfil dos consumidores dos seus materiais de construção. Com isso, promova conteúdos relevantes, responda as menções que foram feitas de sua empresa e reserve um período para tirar dúvidas que foram enviadas pelos usuários.

Além disso, cuide muito bem de eventuais reclamações que os clientes possam fazer da sua empresa nas redes sociais. Isso evita que elas viralizem e afetem a imagem e a reputação do negócio.

Outra dica é inserir todas as informações básicas no perfil da empresa, como telefone, endereço e site. Sem esses dados, a pessoa não encontrará nenhuma outra forma de contato com você, o que contribui para a desistência, prejudicando as suas vendas.

3. Invista em marketing digital

Uma das estratégias mais utilizadas por empresas atualmente são as ações direcionadas para campanhas digitais, que alcançam um número considerável de consumidores. Nesse sentido, é possível investir em vários pontos, como sites, impulsionamento de publicações em redes sociais, produção de conteúdo e diversos outros modelos que são usados no mercado conectado.

Se aplicado de forma correta, o marketing digital consegue gerar um crescimento expressivo para sua loja de material de construção. Isso ocorre por meio da divulgação de produtos específicos ou promocionais e do uso das mídias sociais, que atraem mais clientes até o estabelecimento.

É importante destacar que o marketing digital é um trabalho contínuo e que, assim como todos os outros, pode levar algum tempo para mostrar resultados. Assim, adote uma estratégia de longo prazo, aprendendo o que funciona melhor para o seu negócio.

Lembre-se também de que essa é uma atividade que deve ser conduzida por profissionais. Não adianta apenas colocar um funcionário da loja que “gosta de redes sociais” para cuidar do assunto, pois não vai dar certo.

4. Organize os produtos

O âmbito visual influencia o público e tem um papel fundamental nas vendas. Se o objetivo é aumentar a lucratividade, você precisa oferecer a melhor experiência possível para os consumidores nesse sentido. E a forma em que os produtos estão organizados e expostos nas prateleiras e balcões faz toda a diferença.

Imagine que um cliente precisa comprar um item para um conserto em sua casa — talvez, para um problema que precisa ser resolvido com urgência. Assim, a expectativa dele é encontrar a mercadoria rapidamente. Portanto, tenha um local sempre organizado e funcional, com categorias e outros métodos que facilitem a compra.

O investimento em sinalização, por exemplo, é uma excelente ideia que otimiza o tempo, tanto do cliente quanto dos funcionários. Logo, aqueles que têm uma necessidade específica já podem ir diretamente até o produto que precisam.

Dessa forma, a ideia de autoatendimento é eficiente e rápida, sem a espera de um colaborador para encontrar o item e prestar assistência ao cliente. Vale ressaltar que é importante colocar produtos relacionados juntos no ponto de venda, de forma a ajudar o consumidor a encontrar rapidamente o que ele precisa.

5. Aposte no relacionamento com o cliente

Garantir um bom relacionamento com o consumidor é o que todas as empresas desejam. Quando há uma comunicação agradável entre ambas as partes, a reputação é positiva e, com isso, ocorre a fidelização daqueles que já são clientes e a atração de novos compradores.

Por isso, oriente e promova treinamentos direcionados para a realização de um atendimento humanizado e ágil. Procure conhecer qual é a opinião do público em relação ao seu comércio, sempre pensando na expectativa que ele tem e desenvolvendo maneiras de atingi-la.

A comunicação também é um fato fundamental para a construção de um bom relacionamento. É necessário estar disposto a sanar qualquer dúvida ou resolver problemas quando for preciso. Fazendo isso, o consumidor observará que a loja tem comprometimento com o serviço que oferece.

6. Faça o pós-venda

Além de vender um produto, é importante que você acompanhe o cliente mesmo após a compra. Essa ação mostra que você está interessado na experiência dele com a mercadoria e que isso é importante para a loja.

Então, peça feedbacks e entenda a opinião do público sobre determinado item. Outra dica é entrar em contato para saber se a compra foi satisfatória e se a mercadoria supriu a necessidade ou não.

Caso o consumidor revele que a compra não foi útil conforme o esperado, ofereça sugestões para solucionar a situação. Tudo isso resultará em uma visão mais positiva sobre o seu material de construção.

Ademais, se você faz as entregas dos produtos, cuide bem dessa parte. Afinal, não existe nada que deixe um cliente mais estressado do que problemas relacionados a isso — especialmente quando se trata de uma obra. Nesses casos, perda de prazo e produtos errados significam prejuízo para o consumidor e uma enorme insatisfação com o fornecedor.

7. Produza bons materiais de marketing

Em uma loja de materiais de construção é preciso utilizar técnicas e estratégias de marketing que sejam eficientes e divulguem os produtos. Certamente, isso vai levar ao aumento dos lucros e à melhora nos resultados.

É possível investir em várias ideias que contribuem para um estabelecimento mais organizado e engajado com o público-alvo. Além disso, todos os passos precisam ser analisados, considerando quais são as necessidades dos clientes.

Contar com bons tipos de material de marketing passa ao cliente a impressão de profissionalismo. Pense em como agem as grandes empresas de sucesso, sejam ou não da área de construção!

Quando você se lembra da Apple, da Natura ou do Itaú, logo vem à mente as logomarcas e as cores que elas utilizam. Ninguém tem dúvidas em relação ao que elas comercializam. Isso porque elas adotam uma comunicação padronizada, sempre respeitando a sua identidade visual e, assim, vão entrando na mente dos consumidores.

Se você quer ser lembrado e ser uma referência na sua área de atuação, precisa ter materiais de marketing que mostrem o que é a sua empresa, o que ela faz e como ela pode ajudar o cliente.

8. Invista na distribuição de material de marketing offline

Você já deve ter visto, na entrada dos grandes supermercados, aqueles folhetos com as ofertas do dia. Essa também é uma ótima ideia para lojas de materiais de construção. Eles não apenas levam os clientes a comprar aqueles produtos que estão no encarte, como também direcionam os consumidores para áreas da loja que eles talvez não visitassem se não fosse esse estímulo.

Assim, aproveite a ocasião para colocar perto dos produtos em promoção outros com maior valor agregado, que você tenha interesse em vender e que vão trazer mais lucro para o seu negócio.

Além do folheto na entrada da loja, use outros materiais de marketing offline para chamar a atenção do cliente que estiver na loja ou nas suas proximidades, como faixas, displays, cartazes etc.

Apenas tome cuidado para não poluir demais o ambiente. Afinal, você quer direcionar o olhar do cliente. Se tiver informação demais, ele não vai saber para onde ir e a estratégia não produzirá o efeito desejado.

9. Cuide do visual merchandising

O visual merchandising trata de tudo que o está relacionado à experiência de compra no ponto de venda. Assim, toda forma de exposição de um produto dentro desse local que leve consigo a imagem da empresa é visual merchandising.

Para que ele ajude a aumentar as vendas, é preciso causar um impacto positivo na mente do cliente. Por isso, tem a ver com a experiência do consumidor. Assim, montar exemplos de ambientes prontos com os materiais da loja de construção é uma forma de fazer visual merchandising. Ali o cliente consegue visualizar como aqueles itens avulsos podem ser compostos para formar um quarto, uma sala ou uma cozinha que fiquem bonitos, por exemplo.

Essas sugestões são uma forma de estimular um desempenho positivo em suas vendas por meio de um bom material de marketing. Ter estratégias de marketing — digital e offline — bem definidas, que sejam sempre aprimoradas levando em consideração o que dá mais resultado para a sua empresa, é fundamental para que sua loja de materiais de construção se diferencie e alcance o sucesso que você almeja.

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Então, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos o que você anda lendo!