5 livros sobre varejo que todo lojista deve conhecer
Todo empresário, independentemente do nicho em que trabalha e do porte do seu negócio, precisa investir em capacitação para se informar sobre tendências e práticas do mercado. Para quem trabalha com vendas, isso não é diferente. O ideal é apostar em cursos e bons livros sobre varejo para manter a mente afiada e pronta para qualquer tipo de negociação.
Pensando nisso, separamos 5 obras indispensáveis que carregam lições e conhecimentos que vão fazer toda a diferença em como você vê a realidade do seu empreendimento, além de dar dicas para ajudar seu negócio a crescer. Curioso? Continue a leitura e confira!
1. Arroz, Feijão e Varejo — Caio Camargo
Esse não é um livro de receitas, mas, como a referência ao prato do dia a dia do brasileiro sugere, ele apresenta lições, ideias e ferramentas básicas para gestores do setor.
Dessa forma, torna-se um grande livro de referências — especialmente porque foi formulado em capítulos independentes, que podem ser lidos em qualquer ordem, e em uma linguagem fácil e acessível. O autor ainda enriqueceu o conteúdo do seu livro com postagens, dados, notícias, entrevistas, artigos, entre outros materiais.
2. Loja Viva: Revolução no Pequeno Varejo Brasileiro — Edmour Saiani
Trabalhar no varejo e conquistar clientes não é uma tarefa simples, sobretudo hoje em dia, com a internet e a globalização, que deixaram o mercado ainda mais competitivo. Esse é justamente o ponto de partida de Edmour Saiani no seu livro.
Ele documenta e compartilha experiências e conceitos do varejo, usando como base as ideias de profissionais que são especialistas no assunto. A ideia é debater os desafios e oportunidades do setor no cenário atual e ser uma ferramenta útil para lojistas e distribuidores.
3. A Cura Empresarial — Fred Alecrim
Nesse livro, o consultor e especialista em gestão, Fred Alecrim, propõe uma reflexão mais profunda: como cuidar do ambiente e da saúde da empresa para ter um negócio mais sustentável e lucrativo?
Para tratar do assunto o autor usa várias referências, como estudos, pesquisas e lições do Brasil e de outras partes do mundo. Além disso, a obra também indica fontes de inspiração na literatura, música e no cinema, para estimular o empresário a ir além.
A palavra CURA, na narrativa, é uma sigla para “Cultura Única de Respeito e Aprendizado”, que ensina como um clima organizacional mais humano pode alavancar resultados.
4. Do Fracasso ao Sucesso em Vendas — Frank Bettger
Para Frank Brettger, vender não é somente fechar uma negociação: é sobre conhecer pessoas, descobrir suas necessidades e dores e, com isso, ajudá-las e oferecer o que elas mais precisam e desejam.
Essa é a principal mensagem dessa obra que se tornou um dos livros mais vendidos sobre varejo. O autor conta, ao falar sobre sua própria trajetória como vendedor, como virar o jogo e atrair um público maior.
5. A Bíblia das Vendas — Jeffrey Gitomer
Um dos principais livros sobre varejo é a obra de Jeffrey Gitomer que, de tão necessária, ganhou o título de Bíblia. O foco desse best-seller é ajudar vendedores a melhorar sua performance com base em técnicas e dicas práticas, facilmente aplicáveis e de eficiência comprovada.
Um dado curioso é que o livro inclui um número incomum: os 10,5 mandamentos do sucesso em vendas para empresas que querem operar “milagres” e potencializar suas conversões e fidelização de clientes.
Agora que você conhece esses 5 livros sobre varejo, já pode incluí-los na sua fila de leituras e começar um programa de estudos e atualizações que vão ajudá-lo a alavancar seu negócio e maximizar sua carteira de clientes!
Este post foi útil para você? Se sim, aproveite para assinar nossa newsletter e comece a receber nossos conteúdos e novidades em primeira mão na sua caixa de entrada!