Saiba evitar 5 erros na gestão de equipes

Saiba evitar 5 erros na gestão de equipes

8 de outubro de 2018 0 Por redealternativa

Os colaboradores são os maiores ativos de uma empresa. Saber explorar seus talentos e capacidades, bem como manter um ambiente favorável para que isso aconteça, são iniciativas cruciais para que eles apresentem um bom desempenho. Portanto, a gestão de equipes é um tema prioritário e altamente estratégico para o sucesso de um negócio.

Contudo, coordenar pessoas está longe de ser uma tarefa fácil. Nesse caminho, muitos gestores cometem falhas que comprometem os resultados. Conheça, neste post, os 5 erros mais comuns e como evitá-los. Acompanhe!

1. Recrutamento sem critérios

A raiz de muitos problemas pode estar logo na contratação. Isso porque muitas empresas negligenciam a importância de definir um processo seletivo com critérios bem estruturados e acabam admitindo pessoas exclusivamente com base na confiança ou em indicações.

Como resultado, é empregado um profissional que não domina os conhecimentos técnicos da função e muito menos demonstra ter as características comportamentais necessárias para fazer parte do time e se manter alinhado com a cultura da empresa.

Consequentemente, a companhia enfrenta um ciclo constante de contratações e demissões, que acaba desmotivando as equipes e gerando insegurança no ambiente de trabalho — além de afetar o fluxo de caixa.

Para acertar, defina as responsabilidades, tarefas e competências essenciais para cada cargo. Em seguida, invista em uma seleção séria e criteriosa. Conduza entrevistas, testes e dinâmicas. Assim, você encontrará um profissional capacitado, que se identifica com os valores do seu negócio e que vai querer permanecer por muito tempo na empresa.

2. Comunicação interna falha

É difícil exigir iniciativas e resultados de uma equipe se o gestor não comunica decisões, metas ou dados sobre os clientes e a performance do negócio, por exemplo. Sem a informação adequada, os profissionais podem se sentir perdidos e sem um norte para desempenhar suas tarefas. E se a comunicação acontece, mas não é eficiente, são gerados mal-entendidos, inconsistências e desequilíbrios.

Como solução, realize reuniões de alinhamento semanais ou mensais para falar sobre as metas da empresa, novas regras e procedimentos, bem como novidades sobre os clientes.

Além disso, oferecer feedback individual e estar aberto para ouvir ideias e críticas dos colaboradores são pontos extremamente importantes para uma boa gestão de equipes.

3. Desorganização

A falta de estrutura e organização no ambiente de trabalho atrapalha muito a produtividade. Padronize processos e divida sua equipe em setores, de acordo com as demandas da empresa e as especialidades de cada um.

Assim, fica mais fácil delegar tarefas e monitorar resultados. Gerenciar pessoas também envolve despertar o melhor de cada indivíduo e potencializar talentos. Para que isso seja possível, o colaborador deve saber qual é o seu lugar e papel dentro da organização.

4. Dificuldade de relacionamento

Um dos maiores desafios da gestão de equipes é o relacionamento, uma vez que cada pessoa tem uma personalidade diferente. No ambiente corporativo, a melhor medida é ser empático, cordial e respeitoso com todos.

Muitas vezes, funcionários apresentam baixos rendimentos devido a problemas pessoais. Seja mais sensível e busque ter uma conversa sincera para saber o que está acontecendo.

5. Falta de treinamento

Capacitar os colaboradores é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer para garantir a alta performance. Além de aprimorar conhecimentos técnicos, cursos, workshops e palestras reforçam os valores, propósitos e padrões estabelecidos pela companhia.

Propicie um espaço de aprendizado e troca constante e você verá como as rotinas operacionais estarão sempre otimizadas e alinhadas com as metas.

Se sua empresa comete alguns desses erros na gestão de equipes, fique atento e use nossas dicas para elaborar um plano de ação que garanta maior integração, engajamento e produtividade no ambiente de trabalho.

Quer ler mais textos relevantes como este? Assine a nossa newsletter para receber conteúdos e novidades por e-mail e em primeira mão!