Como o marketing de relacionamento no varejo pode te ajudar?
O marketing de relacionamento no varejo é a metodologia que promove a fidelização dos clientes. Por mais que o objetivo de mantê-los fiéis seja muito antigo, ainda da época em que usávamos o termo “freguês” para se referir aos compradores, não é possível manter as mesmas práticas daquele tempo e conseguir resultados satisfatórios.
Antigamente, o proprietário do estabelecimento conhecia toda a família, de cada comprador, sabia os gostos de cada um e oferecia um atendimento e um vínculo difíceis de superar. O marketing de relacionamento e as ferramentas tecnológicas atuais são, justamente, os meios para que possamos oferecer um atendimento personalizado, mas para um número maior de clientes — de acordo com a demanda atual.
Como? Pois bem, precisamos de algumas linhas a mais para detalhar isso para você. Continue a leitura e confira!
O que é marketing de relacionamento?
Basicamente, o marketing de relacionamento é a metodologia usada para gerir a relação junto aos clientes com o objetivo de fidelizá-los, engajá-los e, do ponto de vista mais prático, vender recorrentemente para eles.
As ações de pós-venda, por exemplo, podem ser consideradas estratégias de relacionamento, assim como os programas de fidelização, mas o conceito vai muito além dessas atitudes. A essência do marketing de relacionamento está em coletar informações detalhadas e relevantes sobre comportamento, hábitos, desejos, necessidades e expectativas dos clientes.
Com base nessas informações, é possível elaborar campanhas, traçar estratégias e definir políticas mais atrativas para os compradores, que são estimulados então a comprar novamente.
Assim, os contatos de relacionamento efetuados depois da venda ou nos intervalos de negociação são ações de relacionamento que comunicam sua preocupação e atenção com o cliente, além de oportunidades de novos negócios, mas são apenas uma parte do processo de fidelização.
Como usar o marketing de relacionamento no varejo na atualidade?
Vivemos um momento de grande transformação, que impacta diretamente na forma como utilizamos dados, nos relacionamos e interagimos. Tudo está disponível para cada um de nós em poucos cliques: fazemos pesquisas sobre produtos, colhemos informações diversas e em formatos para todos os gostos.
Em uma rápida pesquisa sobre fazer cimento queimado, por exemplo, qualquer um pode obter uma infinidade de dicas e, com um pouco de dedicação, aprender sozinho a fazer as mais diversas atividades — mesmo que erre bastante enquanto aprende.
Nesse contexto, toda empresa precisa se perguntar como o cliente se relaciona com os produtos que ela comercializa, quais os problemas que eles têm com o uso deles e de que maneira a empresa pode ajudá-los na resolução desses contratempos.
Ao elaborar essa solução, sua loja desenvolverá um método para se relacionar com o cliente, mas com a consciência de que ele ocorre de forma integrada entre vários meios online e offline. Sua loja está nos locais nos quais o consumidor a procura?
Como monitorar o relacionamento?
Para aproveitar o máximo do marketing de relacionamento, é preciso compreender que as informações sobre os clientes devem estar disponíveis no formato de um painel, ou seja, precisam ser coletadas periodicamente, consultadas de forma sistemática e aplicadas da maneira mais eficiente possível.
Pesquisas de satisfação, de mercado, testes de campanhas, mapeamento de resultados, do processo de compra dos clientes e outras ações de coleta de dados devem ser executados constantemente, para monitorar e aprimorar o marketing de relacionamento.
Por fim, saiba que o marketing de relacionamento no varejo tem se mostrado um aspecto chave para o sucesso de algumas das maiores empresas do setor. A Leroy Merlin, por exemplo, oferece assistência na escolha de materiais como forma de estimular o retorno à loja nas várias etapas da construção, inclusive com um programa de fidelização informatizado que facilita o resgate de bônus.
Continue se informando por meio de conteúdo relevante e direcionado para a sua atividade. Assine nossa newsletter e receba avisos sobre novos textos em primeira mão!