Como montar um e-commerce para loja de materiais de construção

Como montar um e-commerce para loja de materiais de construção

17 de maio de 2020 0 Por Rede Alternativa

Para ajudar sobre como montar um e-commerce, vamos começar com algumas dicas e depois com um passo a passo para que você use como guia em seu planejamento. Desse modo, você pode contar com informações que precisa para evitar os contratempos decorrentes do exercício de tentativa e erro, que pode gerar prejuízos e atrasar o cumprimento de suas metas iniciais.

Confira, aproveite e consiga um bom volume de vendas rapidamente!

As dicas sobre como montar um e-commerce

Se você já tem experiência no ramo de material de construção, poderá usá-la para essa nova iniciativa. Pensando nisso, nos concentramos em dicas mais específicas sobre e-commerce que estão nos tópicos abaixo.

Confira outros trabalhos dos fornecedores que for contratar

Na hora de contratar fornecedores de plataformas, serviços de pagamento e desenvolvimento de sites, confira o resultado de outros trabalhos entregues. Preferencialmente, entre em contato com alguns desses clientes e obtenha informações sobre a experiência deles. Desse modo, você evita imprevistos, enganos e falsas promessas.

Elabore um fluxo de compra fácil, rápido e seguro

Um aspecto fundamental da compra virtual é a facilidade. Considere que o comprador tem uma facilidade muito maior de buscar uma solução na concorrência, do que se estivesse presente em uma loja física.

Além disso, a rotina moderna diminui a paciência das pessoas, que cada vez mais se acostumam a obter quase tudo em poucos cliques. Por isso, você precisa elaborar o processo de compra e os procedimentos internos de modo a possibilitar o máximo de facilidadepara o comprador.

Considere a Lei Geral de Proteção de Dados

Recentemente, o antigo Marco legal da Internet evoluiu para a Lei Geral de Proteção de Dados. Baseada em regulações internacionais, ela visa garantir a privacidade no uso de dados pessoais. Procure conhecer os detalhes de modo a garantir que suas normas sejam cumpridas, assim você evita multas e punições.

Sature o negócio com a voz do cliente

O poder e a autonomia do consumidor são enormes. Contudo, são muito maiores no ambiente digital. Afinal, o seu concorrente poderá estar acessível em uma aba lateral do navegador do usuário. Por isso, a única forma de garantir audiência do seu público é entregando o que ele deseja. Para alcançar esse objetivo, não há outro meio que não seja o conhecimento profundo sobre os hábitos e comportamentos do consumidor.

Elabore uma logística diferenciada

Problemas com entregas e atrasos são péssimos para a reputação de um e-commerce. Depoimentos, reclamações e avaliações negativas são usadas pelos compradores como referência de qual empresa comprar e qual evitar.

Além disso, a logística de entrega de um e-commerce tem diferenças em relação a um comércio tradicional, que costuma trabalhar em uma região mais limitada. A sua estrutura de logística e a rapidez de entrega serão fatores determinantes no sucesso do empreendimento.

Procure automatizar procedimentos

De outro lado, alguns procedimentos podem ficar muito mais fáceis em um ambiente digital, que permite automatizar procedimentos, como disparo de e-mail de confirmação, de e-mail marketing e outras ações de marketing digital.

Ao mesmo tempo, um sistema de e-commerce pode gerar muitos dados e indicadores automaticamente, permitindo que você tenha uma visão e tome decisões com base em informações seguras e abrangentes.

O passo a passo para montar seu ambiente digital

Agora, com base nas dicas iniciais, podemos relacionar o passo a passo para criação do seu e-commerce. Confira!

Planeje cada tarefa 

Além de planejar o seu modelo operacional, para depois que seu e-commerce estiver funcionando, você precisa relacionar cada uma das tarefas necessárias para sua implantação, como contratação de uma plataforma, desenvolvimento do site e assim por diante. Ao fazer esse plano, estabeleça um prazo, um responsável, os custos envolvidos, as pessoas que precisarão participar e cada detalhe de cada tarefa.

Divida o seu projeto em setores para facilitar

Basicamente, o seu e-commerce será dividido em administração, vendas, logística e desenvolvimento (TI). Mesmo que algumas dessas atividades possam ser terceirizadas, é fundamental que você desenvolva o seu projeto por setor. Desse modo, vai ficar muito mais fácil se organizar e controlar a implantação, uma vez que essas áreas têm diferenças significativas entre elas.

Elabore um orçamento criterioso

Um dos grandes imprevistos de qualquer novo empreendimento é o erro orçamentário. Se a verba estiver muito abaixo do necessário, você pode até inviabilizar totalmente o negócio, pois nem sempre será possível buscar novos recursos.

Por isso, considere cada despesa necessária e trabalhe com uma margem de erro, que não pode ser exagerada ao ponto de inviabilizar iniciativas importantes para o projeto, nem subdimensionada, ao ponto de gerar falta de recursos.

Comece com um projeto-piloto

Quando algo dá errado em uma operação pequena fica muito fácil de resolver o problema, mas o mesmo não ocorre em grandes operações. O projeto-piloto tem a função de permitir a identificação de eventuais inconsistências no plano, para que elas sejam corrigidas antes da ampliação da atuação.

Acompanhe e analise indicadores 

Para um bom funcionamento, o piloto precisa ser avaliado com base em indicadores coletados, tratados e analisados com qualidade e critério.

Resolva os problemas

Com base nessa informação segura, fica mais fácil resolver os problemas que, normalmente, ocorrem em função de situações que não puderam ser previstas e, em muitos casos, por um comportamento inusitado do consumidor.

Escale o negócio

Depois de usar o piloto para resolver os problemas é a hora de ampliar a atuação para uma escala maior, que permita os ganhos esperados e o alcance de seus objetivos e metas.

Aprimore constantemente

O fato de você ter executado um piloto e corrigido os problemas não significa que o negócio não possa ser aprimorado continuamente. Uma característica da venda digital é a possibilidade de levantamento de informações, o que permite o aprimoramento constante.

A força das parcerias nas vendas do e-commerce

Uma boa rede de fornecedores e parceiros é essencial para o sucesso no ramo de construção. Se já é assim para as lojas físicas, a elaboração e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras aumentam o impacto dessa contribuição.

Nesse contexto, a Rede Alternativa oferece uma opção única de estruturação do seu negócio. Ao mesmo tempo em que você consegue reunir a força de um sistema abrangente, formado por um grande grupo de empresas como a sua, seu negócio não perde a autonomia, nem a identidade de sua marca.

Em outras palavras, continua sendo sua empresa, mas com o suporte e a estrutura de uma grande rede, facilitando a negociação com fornecedores e a operacionalização de sua atividade. Agora que você sabe como montar um e-commerce, pode conhecer em detalhes a grande vantagem competitiva que pode ter acesso, o que pode incluir, inclusive, investimentos no seu negócio.

Entre em contato e saiba de uma vez como crescer com cooperação e estrutura.