Contabilidade para pequenas empresas: entenda como funciona
Grande parte do aumento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro vem de micro e pequenas empresas, que geram emprego e riquezas para o País, tornando-as elementos extremamente importantes para a nossa economia. No entanto, muitos desses empreendimentos não contam com uma gestão adequada, fator que pode ser determinante para que as portas se fechem ainda no primeiro ano.
Os motivos podem ser diversos, desde a falta de informação por parte do gestor até uma má administração dos contadores responsáveis pelas finanças do negócio. Sendo assim, a contabilidade para pequenas empresas é fundamental para ajudar o seu empreendimento a alavancar no mercado. Portanto, continue com a leitura e saiba mais sobre esse importante segmento empresarial.
O que é a contabilidade para pequenas empresas?
Além de realizar o controle financeiro, alcançar e — principalmente — superar a concorrência, criando um diferencial para atrair o público, a contabilidade para pequenas empresas é um setor de alta relevância para que o negócio se mantenha de pé no mercado. Isso porque é por meio das informações obtidas e analisadas pelo contador que o gestor pode tomar determinadas decisões em prol do crescimento do empreendimento.
Como melhorar a contabilidade do empreendimento?
É sabido que é praticamente impossível crescer no mercado sem traçar estratégias e utilizar mecanismos para ajudar na captação de dados e análises de mercado, público e capital. Sendo assim, listamos alguns elementos que podem ser fundamentais para ajudá-lo nos processos de contabilidade da sua loja.
Contabilidade gerencial
Também chamada de contabilidade de custos, ela deve ser usada como instrumento de apoio nos processos de tomada de decisão, tomando como base as informações que o setor de contabilidade do negócio repassa para os administradores. Por meio dessa estratégia, a loja pode:
- tomar decisões mais acertadas e estratégicas;
- garantir melhor previsão financeira do negócio;
- aumentar a eficiência da gestão;
- traçar um planejamento mais adequado;
- controlar os custos de produção e desperdício, elevando a receita da loja.
Fluxo de caixa
Embora pareça simples, o fluxo de caixa é bem mais do que apenas o registro de entrada e saída de capital do empreendimento. Na verdade, ele é um indicador da situação financeira em que o empreendimento estará ao final do mês. É, também, por meio dele que os gestores podem tomar decisões mais acertadas sobre onde o empreendimento deve investir com base no estudo que deve ser feito mensalmente — talvez até semanalmente ou diariamente.
Contador
O contador é o profissional responsável por criar as planilhas e fazer o estudo das informações coletadas do fluxo de caixa do empreendimento. É ele quem deve tomar as decisões necessárias para impedir que a sua loja de materiais de construção sofra prejuízos que podem ocorrer devido à inadimplência dos clientes até o não pagamento dos impostos.
Controle de estoque
Principalmente no mercado da construção civil, em que a frase “tempo é dinheiro” tem bastante significado, as lojas que fornecem materiais para esse tipo de setor devem ter um controle de estoque atualizado para que não sejam geradas frustrações entre cliente-empresa. Além disso, manter um bom relacionamento com fornecedores é importante, sempre visando à parceria custo-benefício.
A contabilidade para pequenas empresas é fundamental para que as lojas mantenham sempre as portas abertas para os clientes. Tomando as devidas atenções e seguindo as orientações de um contador de confiança, a sua loja de materiais construtivos pode gerar bons lucros e se manter firme no mercado.
Contar com uma contabilidade de qualidade é importante para o negócio, mas nada disso adianta se você não vender. Portanto, para aumentar as vendas, que tal aprender a organizar o layout da sua loja de materiais de construção?