Aprenda como não errar no controle fiscal da sua loja!
Quando estamos abordando sobre o controle fiscal de uma empresa, buscamos as melhores maneiras de cumprir a legislação brasileira diante das obrigações tributárias a serem realizadas. Uma organização que não conta com esse tipo de controle pode enfrentar determinadas restrições de créditos e outros benefícios voltados para empreendedores.
E a melhor maneira de atingir este objetivo é estar alinhado com todas as atividades da empresa que demandam, de alguma maneira, as questões fiscais. Com esse tipo de controle, temos uma visão sistêmica de como a loja de materiais de construção pode ter um controle efetivo da gestão fiscal.
Além dessa prática, existem outras que devem ser seguidas para alcançar o objetivo. Quer saber mais? Confira a leitura do artigo e entenda como realizar um controle fiscal eficiente em seu comércio!
Qual a importância do controle fiscal?
Muito além do que cumprir as questões fiscais e evitar autuações, a gestão tributária é um dos princípios para que a saúde financeira da empresa esteja em dia. O pagamento de multas e impostos que não estavam planejados pode ser uma grande surpresa. Mas, com esse tipo de informação em mãos, conseguimos organizar o planejamento estratégico financeiro, evitando imprevistos que desestabilizam a organização.
O controle fiscal é um conjunto de ações que devem ser realizadas para garantir que todas as obrigações tributárias sejam cumpridas, como a apuração e o pagamento do tributo, entrada de uma mercadoria até a saída com a respectiva nota fiscal, entre outras.
Além disso, é fundamental que a empresa trabalhe com a organização de seus documentos e processos, tendo conhecimento de todas as atividades fiscais envolvidas. Por exemplo, devemos saber a quantidade de impostos relacionados nas vendas e o que pode ser feito para evitar que sejam pagos muito além do que se deve.
Como realizar o controle fiscal na sua empresa?
Acompanhar todas as emissões de notas fiscais
As notas fiscais são itens de extrema importância para gestão fiscal. Isso porque são elas que mostram a quantidade de impostos que são pagos em cada um dos produtos vendidos e o quanto que o seu cliente pagará de imposto também. Basicamente, é o início de todas as informações fiscais.
Além disso, elas são documentos exigidos por lei e precisam estar de acordo com as diretrizes tributárias das organizações. A melhor maneira de conseguir fazer esse acompanhamento com precisão é contar com um bom sistema de gestão, que automatize, faça o armazenamento e análise de cada um dos detalhes que compõem a nota fiscal.
Outro ponto é a veracidade das notas fiscais recebidas. Infelizmente, é muito comum que isso aconteça, principalmente quando desconsideramos as práticas de pagamento de fornecedores. Com ferramentas tecnológicas, rapidamente conseguimos validar se estamos lidando com notas verdadeiras.
Organização de documentos
Entre as práticas legais que comércios precisam seguir, assim como outros segmentos, está a declaração das informações de tributos para o fisco. Além de notas fiscais — como eletrônicas e físicas —, o envio de demonstrativo de resultados faz parte das políticas de transparências que devem ser seguidas.
Para que esse processo seja executado com eficiência, todas as informações devem ser registradas e monitoradas, garantindo que, ao serem realizadas as declarações, todos os dados sejam enviados para evitar aplicações de multas e autuações.
Monitore os processos fiscais
Todo gestor precisa ter em mente os processos existentes de organização ou pelo menos aqueles que tangem sua área. Por esse motivo, é fundamental conhecer todas as práticas ligadas às atividades fiscais. Com isso, são minimizadas as chances de erros como declaração de impostos, pagamentos de tributos, entre outros.
O controle fiscal é fundamental para qualquer tipo de empresa. Independentemente do seu tamanho, há obrigações que devem ser seguidas por lei. Com suporte de tecnologias, como um sistema ERP, que mapeia todos os processos de uma loja, essa prática pode ser mais eficiente, minimizando possíveis erros e, claro, serem realizadas de maneira estratégica e produtiva.
Ainda sobre a importância de como não errar na gestão desse tema, é preciso compreender mais sobre as notas fiscais eletrônicas. Aproveite e confira o artigo que explica detalhadamente sobre elas.