Pagamento de fornecedores: como se organizar para não ter dor de cabeça

Pagamento de fornecedores: como se organizar para não ter dor de cabeça

12 de abril de 2020 0 Por Rede Alternativa

Um dos pilares fundamentais da sua loja de construção é o setor financeiro, e gerenciar o recebimento de contas, o pagamento de fornecedores e os diversos outros compromissos certamente não é uma tarefa das mais fáceis e simples. No entanto, esse gerenciamento merece atenção, pois atrasos ou outros imprevistos e incidentes podem acarretar em prejuízo para o seu negócio.

Nós, da Rede Alternativa, estamos aqui para ajudar nessa missão e, pensando nisso, preparamos um post super completo sobre controle financeiro. Depois de conhecer as nossas dicas e aplicá-las no funcionamento da sua loja, você nunca mais vai sofrer com os pagamentos em atraso.

Ficou curioso e quer saber qual é a melhor forma de gerenciar seus pagamentos? Fique ligado nos próximos tópicos que a gente conta!

Quais são os pontos necessários para ter uma boa organização financeira?

É necessário ter uma rotina de organização de finanças e isso você já sabe. Ter em mãos, sempre que precisar, as informações do que deve ser pago e quanto a sua loja tem disponível é uma facilidade importante na gestão da empresa.

Esclarecer, portanto, o fluxo financeiro da sua loja de construção é a forma mais certeira de fazer os melhores negócios. Acordar prazos reais com os fornecedores, negociar descontos e ficar tranquilo no dia de pagamento são as principais facilidades de uma boa organização financeira.

Observe que esses pontos estão ligados a uma gestão e a uma empresa de sucesso. É isso que você deseja para o seu futuro no empreendedorismo? Então, siga a leitura e confira, nos tópicos a seguir, como organizar o pagamento de fornecedores da melhor forma!

Fazer previsão de despesas fixas

Nem sempre as despesas fixas assumem o mesmo valor todos os meses, mas não é por isso que você não deve fazer um planejamento e manter uma organização eficiente, por meio de lançamentos dessas despesas.

O ideal é que o valor aproximado seja previsto e computado na tabela e, quando a conta chegar, a alteração seja feita. Essas situações podem se estender em diversos setores de fornecimento como de água, luz, telefone etc.

Para uma melhor visualização, organize uma tabela com as previsões para o ano todo. Assim, o seu orçamento assume uma postura corretiva, já que, quando houver divergências no fluxo, você deve atualizar os dados e observar o consumo, corrigindo o excesso. 

Automatize os processos

Imagine fazer o planejamento anual de gastos no papel. Seria um trabalho muito maior do que se contássemos com o auxílio de um software específico, não é? A gente sabe que a tecnologia está à nossa disposição e que tem como principal objetivo facilitar os processos. Então, por que não aproveitá-la? 

A tecnologia da automatização, mais especificamente, serve para não deixar você perder os prazos com os fornecedores, além de viabilizar uma visualização mais clara dos recebíveis e das contas a pagar.

Não se pode brincar com o sistema financeiro da sua loja! Afinal, qualquer erro no setor afeta o funcionamento de todos os outros na empresa. Considere então que, ao optar pela utilização de um sistema de gestão, os processos financeiros se tornam mais visíveis, claros e integrados.

Planeje suas compras

Equilíbrio é a palavra-chave para administrar o fornecimento de produtos para a sua loja de construção. Isso porque de nada adianta ter um estoque super preparado, se não houver clientes interessados e mercadorias saindo, por exemplo.

Observar o seu fluxo de vendas e as variáveis relacionadas é o principal ponto para manter a ordem e evitar adversidades na data de pagamento acertada. Você certamente conhece a famosa frase “não dê um passo maior que a sua perna”. Então, para seguir esse sábio conselho e evitar “tropeções financeiros”, é necessário conhecer a “perna” da sua loja.

Por isso, para não ter dores de cabeça, saiba que o estoque da loja deve estar totalmente integrado ao fluxo de caixa. Ao observar as ações de venda, as quantidades corretas de compra e os prazos necessários para pagar os fornecedores ganham maior definição.

Negocie com os fornecedores

Falando em prazos necessários, conversar com os seus fornecedores e conseguir uma maior data limite para pagar as mercadorias pode ser um bônus para a organização financeira da empresa.

Reconheça que, ao ter a mercadoria, conseguir um tempo para vender o material e só então pagá-lo é uma grande facilidade. Afinal, você não precisa investir grandes valores ou tirar dinheiro do caixa: a venda dos próprios produtos é que paga a dívida.

Uma dica para não perder-se em meio a compromissos distantes é manter o equilíbrio na quantidade de prazos. Saiba que, quanto maior o horizonte, mais alta é a chance de o planejamento falhar. Então, negocie e conquiste prazos de 6 meses a 1 ano. 

Adiante o pagamento sempre que possível

Por outro lado, caso seja possível, é interessante negociar com os fornecedores o adiantamento desses pagamentos. A ideia aqui é a ajuda mútua, então você agiliza a quitação do compromisso e, em troca, a empresa fornecedora cede descontos.

Converse com os responsáveis e conquiste o máximo de benefícios para a sua marca. Fazer propostas e conseguir vantagens também estão na lista de tarefas de um bom gestor financeiro!

Conte com a tecnologia

O pagamento de fornecedores é uma tarefa que pede rotina e muita organização do setor gerencial. Isso porque, além de prejuízos e dores de cabeça, o atraso e o não pagamento podem causar problemas judiciais.

A melhor forma de organizar esses pagamentos é contando com o auxílio da tecnologia, já que, através dela, é possível diminuir erros, como a duplicidade no pagamento, ou o esquecimento de prazos acertados.

Procure um software que oferte as soluções necessitadas pela sua loja de construção e implemente na organização. Você com certeza notará muita diferença e conseguirá aproveitar a tranquilidade de um programa inteligente.

Manter o pagamento de fornecedores em dia é uma ideia que o tranquiliza? A gente tem mais uma dica para conquistar o melhor gerenciamento de empresas no ramo de varejo de materiais de construção: a Rede Alternativa.

Quer saber como a nossa empresa pode ajudar a sua? Entre em contato conosco e saiba mais!