O que levar em consideração ao escolher fornecedores de material de construção?
Para ter um negócio, diversas etapas são necessárias. Uma delas é a escolha do fornecedor, que é uma decisão importante para todo o processo de gestão. Afinal, a partir da compra dos produtos é que iniciará o estoque, as vendas e assim por diante. Fica claro que fechar esse tipo de parceria exige uma análise cuidadosa de vários aspectos.
No setor de materiais de construção essa também é uma decisão cautelosa e que impacta diretamente nos lucros da empresa. Você sabe o que considerar na hora de fazer essa escolha?
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para que você opte por bons fornecedores de material de construção, aumentando a eficiência do gerenciamento de sua loja. Boa leitura!
Analise o atendimento ao cliente
O relacionamento é um dos pontos mais relevantes quando o cliente analisa a experiência com determinada empresa. Nesse contexto, se você está em busca de uma parceria sólida com fornecedores, a forma como será atendido precisa ser levada em conta.
Ao fazer isso, considere todos os setores da empresa, desde o serviço de call center até a maneira como o fornecedor atendeu suas solicitações. Essas questões são essenciais antes de formalizar um contrato porque o relacionamento entre as duas partes precisa ser agradável.
Além disso, o que se espera é que tanto você como a empresa que fornecerá os produtos tenham uma união de negócios duradoura. Portanto, essa escolha deve refletir também na boa comunicação que os dois lados mantêm.
Considere o cronograma e os prazos de entrega
Quem tem um negócio sabe que ter controle de todo o estoque é importante se o foco for comércio e venda direta. Logo, na hora de escolher um fornecedor é preciso alinhar o cronograma que você estabeleceu com os prazos de entrega. Caso contrário, os prejuízos causados por esse impasse serão negativos para o negócio e comprometerão as vendas e a credibilidade da sua empresa.
O comprometimento na entrega também é um dos pontos avaliados. Para saber como o fornecedor encara esse aspecto procure pesquisar sobre o cumprimento de prazos.
Fazer isso facilita no momento de fechar negócio, já que impacta de forma direta nos resultados da empresa.
Avalie a qualidade dos produtos
A maioria das pessoas já teve uma decepção ao comprar um produto e, após um período, verificar que a qualidade dele era inferior ao que foi prometido no momento da venda. Por isso, escolher fornecedores que tenham credibilidade no mercado quanto ao nicho em que atuam pode ajudar.
Defina um orçamento e procure quais alternativas se encaixam nele. Busque dados sobre determinado produto, conheça quais são as especificações que tornam ele um item com o padrão desejado. A partir dessas informações, ficará mais fácil selecionar quais fornecedores são confiáveis.
Faça pesquisa no site, entre em contato e peça algumas orientações sobre o que você pretende comprar e tire todas as suas dúvidas.
Assim que você fechar negócio, certifique-se de que a empresa manteve a qualidade que foi contratada. Em alguns casos, certos produtos podem apresentar uma inferioridade em relação aos primeiros que foram entregues.
Testes constantes garantem a qualidade
Diversas empresas, a fim de comprovar a real qualidade do produto, submetem os materiais a testes laboratoriais. Isso serve para observar como a construção seria afetada por interferências naturais, como chuva ácida, maresia e raios solares.
É claro que esses testes devem ser feitos com equipamentos autorizados pelo INMETRO para garantir que os resultados estejam corretos. Veja quais são os testes que devem ser realizados nos materiais de construção:
- para comprovar resistência à maresia: câmara de salt spray;
- a fim de notar a interferência da chuva ácida: câmara Kesternich;
- para observar os efeitos do sol nos produtos: câmara UV.
Faça uma segmentação dos fornecedores
Selecionar os fornecedores que se encaixem ao seu perfil de compra pode ser um ótimo negócio. Escolha qual a melhor opção para cada tipo de demanda. Talvez aquele que possa lhe dar maior suporte e que consiga oferecer melhores descontos para um pedido de grande quantidade.
Ter conhecimento dessas facilidades que podem ser adquiridas é vantajoso para ambas as partes. Por isso, saiba identificar sua necessidade e alinhar isso ao fornecedor. Dessa forma, é possível avaliar as diferentes possibilidades e escolher qual é a mais adequada.
Além disso, contar com mais de uma opção permite que você tenha uma saída caso ocorra um imprevisto, seja na entrega, qualidade ou qualquer outro problema que atrapalhe as vendas.
Pesquise o preço do mercado
Um bom negócio é aquele que oferece o melhor custo-benefício. Para fazer uma boa escolha, compare os preços. Essa etapa é importante porque você consegue visualizar melhor e com mais detalhes quais são os diferenciais entre as opções existentes.
Crie uma planilha ou lista com as principais cotações que você fez. Assim, é possível estabelecer critérios de seleção e, então, concluir qual é a alternativa mais interessante para o seu caso.
Outro ponto que deve ser analisado é a diferença na qualidade do produto ou, até mesmo, as condições de pagamento, por exemplo. Todos esses tópicos são relevantes para a compra, e quando o valor for avaliado será necessário levá-los em conta.
Busque analisar os riscos
Em um contrato comercial entre duas partes, existem algumas coisas que devem ser acordadas e cumpridas. No entanto, ao optar por um fornecedor é preciso analisar os riscos da compra para tentar evitá-los.
Busque pesquisar aspectos relevantes, como entrega e logística, capacidade de suporte e atendimento, entre outros fatores que são importantes para você durante uma parceria.
Procure encontrar boas referências conversando com outras pessoas que já fecharam negócio com determinado fornecedor. Dessa forma, você reúne mais informações que podem ajudar na escolha.
Um dos métodos para prevenir problemas nesse sentido é ter preferência por contratos formais, em que tanto você como a outra parte se comprometem a cumprir aquilo que foi estabelecido. Fazer isso diminui as chances de eventuais falhas durante o processo e evita dores de cabeça.
Entenda: não há nada de errado em fazer negócio com pequenos fornecedores, mas é preciso prestar atenção na formalização da parceria. As negociações informais estão sujeitas a prejuízos caso aconteça um problema ou divergência.
Por isso, independentemente da sua escolha de fornecedor, faça questão da presença de toda a documentação correta e, é claro, de um contrato esclarecido sobre a relação de prestação de serviços e fornecimentos.
Considere a relação custo x benefício dos produtos
A gente sabe que o fator preço é importantíssimo para firmar parcerias, mas, mais ainda, é necessário considerar o custo benefício dos produtos comprados e distribuídos na sua loja de materiais de construção. Afinal, assim como você, o seu cliente merece o melhor, certo?
Dentro desse exercício de observação e consideração sobre os produtos, o que é necessário notar é a durabilidade dos materiais em relação ao preço. Muitas vezes, vale a pena escolher entre os mais caros, mas que ofereçam resistência ao tempo.
Outra boa questão é a facilidade de serem instalados. Os produtos que contam com tal benefício, por exemplo, necessitam de menos horas de mão de obra, fator que aumenta a produtividade da equipe e, indiretamente, barateia a obra. Evidencie isso aos seus clientes!
Considere o suporte técnico
Você, como lojista, deve saber que além do preço e do custo-benefício, há outros fatores que devem ser levados em consideração para comprovar a melhor parceria. Um deles é o suporte técnico.
Alguns produtos exigem um conhecimento técnico superior para serem instalados da melhor forma e, pensando nisso, o fornecedor deve ofertar um maior apoio. Além do mais, o suporte técnico garante uma espécie de “consultoria” ao freguês, o que garante uma boa imagem e a sensação de segurança por estar levando exatamente o material escolhido.
Certifique-se do licenciamento ambiental
Sustentabilidade é a palavra da vez e essa ideia de responsabilidade para/com a natureza é necessária em todo o processo da construção. O lojista deve carregar a responsabilidade de preferir fornecedores que estejam dentro das regras ambientais.
A escolha de produtos químicos, por exemplo, deve levar em conta se a empresa está de acordo com as normas dos órgãos específicos e preferir as indústrias que carregam projetos de recuperação da natureza, como estações de tratamento de efluentes.
Fique sabendo que nenhuma empresa pode funcionar sem a licença ambiental. Vale a pena, antes de firmar parceria com o fornecedor, confirmar se ele está em conformidade com as leis. Você pode verificar essa informação observando a quantidade de registros na página do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável).
Encontrar bons fornecedores de material de construção nem sempre é uma tarefa fácil, já que alguns problemas podem surgir durante e depois de fechar o negócio. Por isso, ficar atento a algumas práticas é importante para não errar na escolha.
Pontos como a pesquisa de preços, avaliação da qualidade dos produtos e análise do cronograma e dos prazos de entrega são alguns tópicos que podem ser de grande ajuda ao optar por um fornecedor.
Gostou de aprender mais sobre esse assunto? Se você deseja se manter informado constantemente, oferecemos a última dica do post: assine a nossa newsletter! Afinal, é por meio dela que você será informado sempre que houver novos conteúdos da Rede Alternativa!