Entenda o impacto do coronavírus no comércio brasileiro
O impacto do coronavírus no comércio brasileiro afeta diretamente o varejo da construção, que precisou se reinventar da noite para o dia. Muitos consumidores aproveitaram o tempo em casa para efetuar aquela reforma ou pintura que era protelada. Além disso, reparos não podem esperar, o que gerou um tratamento diferenciado para o setor em relação a outros comércios.
Ainda assim, todos sentiram no caixa os efeitos da pandemia. Diferentemente dos períodos de sazonalidade, que sabemos quando vai ocorrer, o cenário atual é carregado de incertezas e preocupação, mas isso só aumenta a necessidade de tratarmos o tema com seriedade e motivação para superar o momento.
É o que pretendemos com este post. Confira e aproveite as reflexões e constatações que reunimos para você!
A incerteza
A característica mais marcante do momento atual parece ser a dificuldade de prever o que vai ocorrer, quanto tempo precisaremos esperar para voltar à normalidade e como será esse retorno.
Nenhum plano de negócios, por mais realista e flexível que seja, resiste a mudanças tão drásticas e a impossibilidade de fazer previsões com o mínimo de precisão. Para enfrentar esse problema, o único caminho é não ter medo de mudar quantas vezes for preciso e não apostar todas as fichas em um único cenário possível.
As boas práticas sanitárias
Apesar dessa clara dificuldade de fazer previsões, a necessidade de desenvolver boas práticas sanitárias já ficou bastante evidente. Contudo, não basta seguir regras legais e se adaptar às exigências, o ideal para manter os clientes é fazer o que for possível para que eles se sintam com o máximo de segurança. Por isso, as empresas do setor precisaram aprender sobre as medidas que podem evitar o contágio, como o distanciamento ideal, o uso de máscaras e a lavagem das mãos.
A venda online
Outra alternativa muito adotada foi a venda online, que passou a ser um importante canal para manter o negócio. Além de possibilitar a escolha para o cliente, essa opção é importante para manter a atividade nos períodos de fechamento mais rígido. Afinal, muitos especialistas alertam sobre a possibilidade de que a flexibilização e o aumento das restrições se alternem ao longo do tempo, ao menos enquanto não descobrirmos uma cura ou a vacina.
Nesse campo, muitas lojas improvisaram formas de compra online, o que foi ótimo em um primeiro momento. Isso não é um problema para um profissional da construção, que sabe as especificações do material que precisa, mas pode dificultar para quem necessita ver o produto. Por isso, o ideal é adotar plataformas de e-commerce desenvolvidas para minimizar esse problema.
O impacto do coronavírus no comércio brasileiro
Apesar da importância dos pontos levantados, ninguém vai negar que o maior impacto ocorre na receita, dificultando o pagamento de fornecedores e o controle financeiro. O setor da construção civil se esforça para evitar o atraso na entrega de obras e a dificuldade de acesso ao crédito atinge muitas empresas, especialmente as de menor porte.
Felizmente, foi anunciado um pacote de R$ 43 bilhões para a construção civil, buscando manter empregos e garantir o cumprimento dos contratos, o que pode ajudar as lojas de material de construção.
O futuro do setor depois da pandemia
Ainda que seja difícil definir até quando a situação será mantida, o fato é que o mundo inteiro deve enfrentar uma crise impactante, mas o setor da construção costuma ser um dos primeiros a reagir. Uma das medidas esperadas por aqui é a estruturação do país, que precisa se tornar mais atrativo para atrair investimentos e superar mais rapidamente a crise, com uma logística mais eficiente, um saneamento mais abrangente e ambientes mais seguros.
Desse ponto de vista, algumas empresas certamente serão mais bem-sucedidas em superar o impacto do coronavírus no comércio brasileiro. Elas tendem a ser aquelas capazes de desenvolver modelos que possam contribuir para a reconstrução da sociedade como a valorizamos.
Exercite o pensamento sobre como podemos fazer isso. Deixe o seu comentário abaixo e vamos interagir sobre o tema!