Marketing de varejo: entenda as principais tendências para 2020

Marketing de varejo: entenda as principais tendências para 2020

24 de maio de 2020 0 Por Rede Alternativa

Você está inteirado sobre as tendências do marketing de varejo para aplicar em sua loja? Com a tecnologia mudando cada vez mais os hábitos de consumo das pessoas, é importante acompanhar o que há de novidade no mercado, podendo se adaptar em tempo real e se planejar para aderir às práticas de sucesso.

Pensando na importância desse assunto — para que seu estabelecimento não fique para trás —, preparamos este conteúdo com os principais fatores com os quais você precisa se preocupar hoje para colher resultados amanhã. Que tal inovar na forma de interação com os seus clientes? Continue lendo e fique por dentro!

Marcas com propósito

O marketing de varejo, nesse sentido, deve seguir à risca a prática de marcas consagradas: as pessoas tendem a se identificar com o seu propósito, com os valores da empresa etc. Quando você consegue comunicar a razão de ser do negócio, ganha verdadeiros aliados e parceiros de negócio.

Essa estratégia também é uma forma de fortalecer o seu relacionamento com o cliente que, como dissemos, se torna propagador da marca. É preciso ter estabelecido o motivo pelo qual o seu empreendimento existe, quais necessidades ele nasceu para atender etc. Esses pilares devem guiar sua campanha!

Compras pelo celular

Quando você precisa comprar algo, o que faz geralmente? Provavelmente sua resposta foi “faço uma pesquisa”. Esse é o comportamento da maioria das pessoas agora. Elas fazem a pesquisa pelo smartphone e realizam a compra ali mesmo, pelo ambiente virtual, por meio de seu dispositivo móvel. É a tecnologia influenciando os hábitos de compra!

Sendo assim, é fundamental planejar a sua presença em ambientes virtuais, disponibilizando formas de compra e facilitando que seu público-alvo encontre seus produtos e serviços na web. Mesmo que você não possua uma grande estrutura ainda, pode começar hoje mesmo a fazer as pesquisas necessárias e testes, a fim de atender a essa tendência.

Ofertas personalizadas

As pessoas não querem mais “ser como todo mundo”. Essa época está sendo muito marcada por questões identitárias — isso também tem a ver com a comunicação com propósito. Por isso, produtos, serviços e atendimento personalizados estão muitíssimo em alta. 

Você não precisa de muitos recursos para conseguir isso. Um bom banco de dados, uma equipe bem treinada e uma boa estratégia de segmentação são capazes de trazer bons resultados. Quem não quer se sentir especial, não é mesmo? Leve essa experiência a clientes e colaboradores!

Atendimento automatizado

Pegando um gancho no tópico anterior, o atendimento automatizado é uma boa maneira de manter o relacionamento com o cliente em alta, utilizando tendências tecnológicas e personalizando a interação: uso de inteligência artificial, chatbots (com a linguagem e jeito de se expressar da empresa), e-mail marketing, entre outras ferramentas e estratégias.

As tendências do marketing de varejo caracterizam reais oportunidades para os lojistas que têm foco no planejamento para implementação de ações nesse sentido. A verdade é que todas as áreas devem se atentar para o fator inovação, pois assim o negócio se torna competitivo.

Falando nisso, você conhece a logística 4.0? Temos um conteúdo completo sobre o assunto: entenda o conceito e saiba quais são os benefícios da prática para a sua loja!