Aprenda agora o que é logística 4.0 e como ela pode beneficiar sua loja!
Que a revolução tecnológica está diariamente presente em nossa rotina não é novidade para ninguém. No entanto, apesar de conhecida, muitos querem entender o que é logística 4.0.
Com esse modelo, o modo como o varejo de materiais de construção civil opera vem se revolucionando. O Big Data e a Internet das Coisas, por exemplo, têm muito a oferecer para gerar eficiência operacional logística.
Quer saber como implantar no seu negócio e quais serão os principais benefícios alcançados? Aproveite para conferir este artigo que foi feito para você!
O que é logística 4.0?
Originada da Revolução Industrial 4.0, essa aplicação tem como principal objetivo tornar os processos de toda a cadeia produtiva mais funcionais, eficientes, ágeis e com o menor custo possível.
A utilização de sistemas, ferramentas, softwares e robôs, como o Big Data, a Inteligência Artificial, o Cloud Computing e a Internet das Coisas, torna a distribuição e o armazenamento mais eficientes e, consequentemente, oferece um melhor serviço aos seus clientes.
Qual o impacto gerado para lojas de materiais de construção civil?
Varejistas voltados para materiais de construção civil têm muito a aplicar dos conceitos do modelo de logística 4.0. Como tratamos de armazenamentos e distribuições de produtos em longa escala, quanto melhor for a operação desses serviços, melhor será a entrega para os seus consumidores.
A gestão virtual de estoques e armazéns, por exemplo, permite que os gestores acompanhem a quantidade existente de produtos disponíveis, o que facilita a venda para os consumidores. Quanto à parte de entrega, esse processo pode ser facilitado com a roteirização de projetos que, também em tempo real, encontram o melhor momento e caminho a ser percorrido para que seja feita a distribuição.
Com isso, os custos que envolvem toda a parte logística podem ser reduzidos, pois necessitam de menos esforço operacional e, consequentemente, de menor demanda de mão de obra para que as tarefas sejam realizadas.
Quais são os benefícios que a logística 4.0 tem a oferecer?
Melhora na análise de dados
Quanto melhor é a leitura dos dados obtidos pelos sistemas e robôs, melhor será a tomada de decisão para a empresa. Algumas tecnologias, como o machine learning e a Inteligência Artificial, permitem que gestores prevejam possíveis cenários que, de alguma forma, possam impactar o negócio.
Esses insights são de extrema importância para a otimização de processos, para estratégias mais eficazes, para a redução de gargalos e, até mesmo, para a identificação de possíveis falhas e de suas soluções. Isso faz com que possamos trabalhar antecipadamente com os fornecedores e comprar, na hora certa, os produtos que serão revendidos.
Redução de perdas e custos
Quanto mais eficiente, menor será a necessidade de investir em máquinas e pessoas que façam serviços que, inicialmente, são totalmente operacionais. À medida que o negócio exige menos trabalho, tornando-se mais ágil e focado, menores são os custos de armazenagem e distribuição.
Além disso, é comum, durante o processo logístico, ter perdas. No entanto, elas só acontecem pela falta de gestão e por antecipação dos líderes da área. Com uma análise aprofundada de vendas, nosso estoque fica mais enxuto, o que elimina a necessidade de compra de grande quantidade de materiais, expondo-os à perda com passar do tempo por meio da passagem da validade dos produtos.
Aumento do foco na estratégia de negócios
Com a mudança desse modelo, é possível que as empresas foquem, de maneira estratégica, as necessidades de seus clientes, deixando o lado operacional, que é trabalhado na cadeia de suprimentos. Tudo isso sem colocar em risco a qualidade dos processos e dos materiais.
Entender o que é logística 4.0 é compreender um modelo que está tornando negócios mais rentáveis, que elimina custos desnecessários e que agiliza seus processos e o atendimento. Com a percepção dessa qualidade, os clientes se tornam mais fidelizados, garantindo os indicadores de venda do negócio.
Quer saber mais sobre gestão eficiente de logística? Confira nosso artigo para ver mais acerca desse assunto!