Confira 4 principais erros e acertos do varejo de materiais de construção
O varejo de material de construção pode parecer muito simples de administrar para quem não é do ramo, mas basta um pouco de dedicação à atividade para perceber sua complexidade e os desafios a serem enfrentados.
Afinal, trata-se de um segmento sujeito à sazonalidade, que depende de um rígido controle de estoque, forte capacidade comercial, uma boa divulgação e exige investimentos contínuos em aprimoramento e estrutura.
Ao mesmo tempo, alguns dos erros cometidos são bastante comuns em vários empreendimentos do setor, mas apenas enquanto não são transformados em acertos. Nesta postagem, separamos os que consideramos que merecem toda a sua atenção. Confira!
1. Invista na organização e no layout
Nada pior do que receber um cliente na loja e ele deixar de levar um produto porque não o encontrou. Além de um bom atendimento pessoal, o layout do estabelecimento é fundamental para facilitar as escolhas e a decisão do consumidor.
Além disso, a organização começa com o setor financeiro, que precisa ser combinada com a gestão dos processos internos, o que pode ajudar a diminuir custos de armazenagem, por exemplo.
2. Monitore os resultados com indicadores
Tentar deduzir problemas e soluções exclusivamente com base no feeling é outro erro comum. Não é que ele não seja importante, mas sim que funciona muito melhor quando o cenário do negócio pode ser verificado por meio de indicadores.
Os dados sobre o negócio revelam a realidade tal qual ela é, o que favorece a tomada de decisões e ajuda a encontrar os problemas prioritários. Ao focar neles, você resolve cada um com base no resultado que esse esforço proporciona.
3. Busque informações continuamente
Além dos indicadores de desempenho, busque informações sobre o mercado e impressões de outros profissionais e especialistas do setor. Você não precisa tomar essas opiniões como verdades inquestionáveis, mas é muito bom usá-las de modo a complementar suas próprias convicções.
Olhares externos sempre nos revelam novas perspectivas e ajudam a enxergar detalhes que podem passar despercebidos, mesmo que estejam diante de nossos olhos. Parcerias estratégicas são fundamentais para esse tipo de troca.
4. Invista na logística e na modernização
A realidade do setor de varejo como um todo está mudando rapidamente. A chamada Logística 4.0 está cada vez mais presente e é irreversível. Essa transformação foi acelerada com a atual demanda por atendimentos virtuais e a necessidade de isolamento.
Embora esperemos ansiosos pela superação desse momento difícil, essas mudanças tendem a ser incorporadas e potencializadas. Até mesmo os setores mais resistentes, como as instituições legislativas, passaram a votar remotamente. Ou seja, as pessoas estão mais abertas para essa nova realidade.
Por fim, considere sempre que, seja no varejo de material de construção, seja em qualquer outro setor, os erros e acertos são mais ou menos importantes dependendo da impressão do consumidor. É ele quem avalia o que mais impacta na decisão de compra dele. Por isso, nunca se esqueça de ouvi-lo a respeito do que pode melhorar.
Pensando nisso, complemente esta postagem com a leitura do texto que separamos para você: Veja como conquistar mais oportunidade de negócios no varejo.