Veja como conquistar mais oportunidade de negócios no varejo
Na atualidade, a geração de oportunidade de negócios no varejo passa pelo questionamento sobre as várias mudanças que ocorrem no mercado. As transformações são impactantes e ocorrem com enorme rapidez. Portanto, em um ritmo que pode ser difícil de acompanhar e gera dúvidas sobre o melhor caminho a seguir.
Especialmente quando estamos planejando nossas ações futuras, esse tema se torna mais presente. Por isso, preparamos este conteúdo para você. Continue a leitura e reflita sobre o cenário e as oportunidades que ele oferece para o seu negócio.
Aposte nas estratégias certas
Uma característica do momento atual é um grau de incerteza. Dependendo do ponto de vista de cada um, algumas previsões podem ser assustadoras. Especialmente em relação ao uso das novas tecnologias e a pressão que as empresas de varejo vão sofrer para se adaptar ao novo mercado que surge.
Contudo, esse receio se transforma em entusiasmo quando entendemos o processo em curso e, em consequência, enxergamos as oportunidades que estão diante de nós. Por isso, é fundamental se manter informado.
De modo geral, o que podemos apontar para você é que as inovações marcantes envolvem um consumidor com muito acesso à informação e que adquiriu definitivamente o hábito de pesquisa online. Ainda assim, as lojas físicas mantêm enorme importância para o varejo.
Integração e tecnologia
Os casos mais bem-sucedidos operam com uma perfeita integração entre o ambiente físico e o virtual. Essa estratégia responde de forma alinhada aos novos hábitos do cliente, porque permite, por exemplo, que ele pesquise com facilidade e faça a compra online em seguida, ou que faça uma sequência inversa, ou seja, compre online e retire na loja.
Esse tipo de comportamento pode não ser tão marcante na compra de tijolos, por exemplo, mas certamente faz diferença no caso daquele consumidor que procura por um acabamento especial.
Por isso, suas estratégias precisam estar alinhadas à nova realidade e, conforme a transformação digital avança, as tecnologias estão cada vez mais acessíveis. Em razão disso, é possível automatizar processos e usar a tecnologia a seu favor, para tirar o melhor proveito das oportunidades.
Mantenha o foco
A boa notícia é que as mudanças em curso permitem o acesso a uma enorme quantidade de dados sobre o consumidor. Com base nessas informações, é mais fácil que nunca entender como os clientes compram, a fim de definir estratégias adequadas.
Desse ponto de vista, as melhores oportunidades são identificadas a partir de observações e insights sobre o seu público. Conhecer o perfil dele e manter o foco direcionado para atendê-lo, de forma especial e personalizada, é a chave para obter sucesso.
Contudo, no varejo, essa postura depende da formação de uma boa rede de fornecedores. É fundamental que eles atuem em apoio às suas estratégias, cumprindo prazos, disponibilizando uma boa variedade de produtos de qualidade e agilizando entregas e processos, por um custo competitivo.
Marque presença junto ao seu público
No entanto, não adianta dispor das ferramentas certas e definir as melhores estratégias para entregar um valor superior ao seu cliente, se ele não souber que você desenvolveu a capacidade de atender melhor às expectativas dele.
Diante disso, temos uma segunda boa notícia que decorre da nova realidade do mercado: ficou mais acessível para as empresas, independentemente do porte, ser visível para o cliente. Mesmo que existam concorrentes fortes na sua região de atuação, é possível se posicionar de forma mais personalizada para públicos específicos e fazer uma divulgação direcionada para eles.
Por exemplo: uma grande rede de varejo pode oferecer algumas vantagens difíceis de igualar, mas terá um pouco de dificuldade para desenvolver estratégias regionalizadas e menor interesse em trabalhar com políticas direcionadas a nichos específicos. Se você fizer isso, terá melhores chances de se tornar líder nesses segmentos.
Desenvolva um time campeão
Um bom atendimento ainda faz enorme diferença, mas não se trata apenas de uma postura simpática e atenciosa com o cliente. A chave está na capacidade de sua equipe de entregar soluções.
Em outras palavras, o seu time precisa ajudar o cliente a fazer sua escolha e a tomar a melhor decisão para ele. Quando isso ocorre, ele fica mais propenso a indicar sua loja e a retornar. Desse ponto de vista, o ambiente digital é ótimo para promover ações que estimulem o boca a boca e você pode gerar excelentes oportunidades com essa prática.
Contudo, a formação dessa equipe depende de um trabalho contínuo de capacitação, motivação e estímulo. Além disso, na atualidade é possível fazer uso da tecnologia para dar apoio ao trabalho mais operacional e, desse modo, focar a ação e atenção da equipe no cliente.
Invista no relacionamento
Parte da qualificação da equipe envolve a capacidade de trabalhar o relacionamento. Ainda são poucas empresas de varejo que atuam com um time consciente em relação a isso. Para aproveitar essa oportunidade, é preciso criar uma cultura interna que valorize o relacionamento com o cliente.
Ele começa com o conhecimento sobre os produtos e sobre o comportamento do consumidor, se afirma com a entrega da solução que mencionamos no tópico anterior, mas se consolida com uma boa política com o objetivo de manter os clientes fiéis.
Adotar um bom programa de fidelização é uma boa medida estratégica, que se aprimora conforme você se dedica e exercita essa prática. Se você contar com um bom acompanhamento dos resultados por meio de indicadores, vai ficar cada vez mais fácil identificar e corrigir os eventuais gargalos.
Invista em parcerias locais
As ações cooperativas são uma tendência nesse cenário. Elas geram ótimas oportunidades porque permitem unir forças, redes de relacionamento e até efetuar compras em melhores condições.
Por isso, investir em parcerias locais e em programas que as fomentem é outra boa alternativa para potencializar suas chances de sucesso. Para alcançar esse objetivo, você precisa de uma estrutura administrativa capaz de atuar com um marketing voltado para as necessidades locais.
Tenha em mente que as parcerias dependem do atendimento de interesses comuns e, em razão disso, elas não ocorrem com resultado significativo enquanto essas expectativas não são atendidas.
Como você notou ao ler este texto, a geração de oportunidade de negócios no varejo está diretamente relacionada a uma boa visão sobre o comportamento do consumidor, uma equipe preparada e uma estrutura de apoio às suas ações e estratégias. Por isso, esse é um ótimo tema para trocar experiências e opiniões.
Evite erros gerenciais
Para conseguir oportunidade de negócios no varejo, há algumas ações que devem ser evitadas por quem toma conta da loja. Na verdade, elas são mais comuns do que parece e, assim, passam sem que se perceba o dano que elas causam. Confira algumas delas a seguir e não caia mais nesses erros!
Falta de controle do estoque
Além do problema logístico, a falta de controle sobre o seu estoque pode fazer você perder oportunidades de negócios no varejo. Se você não consegue fazer a gestão de compras, pode desperdiçar recursos e trazer excessos para a loja. Por outro lado, você pode também causar a falta dos produtos, deixando de vender.
Use um sistema para controlar as entradas e saídas, de preferência de forma automatizada — quando o caixa passa, o sistema lança no estoque etc. —, além de controlar o tempo médio de estocagem, a fim de criar estratégias para liberar produtos parados nas prateleiras. Controle, planejamento e ação evitam prejuízos.
Apostar apenas em preço baixo
Tem um ditado que diz: cliente que se ganha na promoção, se perde na promoção da concorrência. Se você trabalhar apenas pensando em coisas de baixo custo, sempre que a loja da esquina tiver condições de fazer uma oferta melhor, o consumidor não vai entrar no seu estabelecimento.
Por isso, é fundamental investir em ações de relacionamento com o cliente e com os fornecedores, criando um vínculo e tendo outros diferenciais competitivos, como atendimento, qualidade e variedade dos produtos, design etc. Até mesmo o marketing pode ajudar você a conquistar o cliente, então, fuja de guerrinhas de preço!
Subestimar o interesse ou poder de compra do consumidor
Não julgue o livro pela capa. Concordamos que você e sua equipe normalmente não vão fazer isso propositalmente: é um comportamento que está embutido em nós, meio que no automático, por isso, merece o dobro da atenção. Embora, no planejamento, se tenha um público-alvo, é importante não fechar os olhos para oportunidades.
Atenda a todos igualmente e não duvide do poder de compra ou do interesse de determinada pessoa em um material específico. Além de ser uma ação discriminatória, não colabora para o seu negócio. A ideia é de que todos devem ser atendidos com excelência, sendo os recursos e atendimento disponibilizados igualmente.
Não flexibilizar as formas de pagamento
O Sebrae fez uma pesquisa que confirma o que vamos dizer para você aqui: só 39% das pequenas e médias empresas aceitam cartão como forma de pagamento. Lembre-se de que as maneiras de consumir mudaram e dificilmente as pessoas vão pagar as coisas com dinheiro e à vista.
Se você não disponibiliza várias formas de pagamento, perde oportunidades de negócios no varejo. Cartões aumentam o poder de compra e dinamizam as relações de consumo, principalmente para os clientes. Não cometa esse erro! Outras opções como pagamento por QR Code também devem ser estudadas.
Que tal ficar por dentro de outras dicas para continuar aproveitando o potencial da sua loja? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de informações super importantes para o desenvolvimento do seu negócio!