Como organizar o layout da loja de materiais de construção
“O que não é visto, não é desejado”. Essa frase diz muito sobre o perfil da prática de consumo no século XXI. Isso explica a quantidade de vitrines espalhadas no comércio e o quanto lojas e supermercados investem no layout de loja em seus estabelecimentos.
Isso não é diferente para a loja de materiais de construção: é preciso investir tempo e esforço na criação e manutenção de um layout de exibição de produtos que realmente atraia o consumidor e facilite a localização do material desejado para a compra.
No post de hoje, vamos dar algumas dicas sobre como organizar o layout da loja de materiais de construção de forma estratégica e que promova o aumento das suas vendas!
Considere a importância do layout de loja
Em primeiro lugar, precisamos reforçar a importância estratégica do layout, pois a forma com que você organiza a loja depende desse entendimento prévio. Um aspecto que poucos percebem é a natureza de serviço de atendimento que envolve uma boa arrumação do ambiente, que, de certo modo, interage com o cliente.
Quando um comprador entra na loja, o olhar dele se dirige a várias direções em busca do que ele precisa. A “resposta” pode vir na forma de uma placa com os dizeres “retire sua senha aqui”, ou indicando os setores disponíveis, para que o consumidor se dirija ao local que precisa.
No caminho, ele pode ter contato com gôndolas destacadas e ofertas específicas, que transmitem uma mensagem que pode influenciar a decisão de compra. É por isso que afirmamos que ocorre um tipo de interação. Ainda que o ambiente não faça o mesmo trabalho de um bom vendedor, pode ajudá-lo bastante a fechar o negócio e, principalmente, na prestação de um bom serviço de atendimento.
Se, ao contrário, a indicação de que é preciso uma senha para o atendimento no balcão não estiver visível, por exemplo, o cliente pode passar alguns minutos aguardando enquanto outros passam na sua frente, o que certamente não é indicado.
Outro aspecto importante dessa organização é o efeito que produz na imagem que o cliente forma de sua loja. Um ambiente organizado, limpo e funcional ajuda a construir uma marca com as mesmas características, enquanto a falta desses cuidados passa desconfiança em relação a outros detalhes que também dependem da organização, como o cumprimento dos prazos de entrega.
Organize os produtos por categoria
Também é importante organizar os seus produtos dividindo-os em várias categorias: tintas, materiais de acabamento, itens de decoração etc. Dentro de cada uma dessas categorias haverá subgrupos, por exemplo: a categoria “decoração” poderá conter materiais relativos à iluminação, móveis, entre outros itens.
Dessa forma, seus clientes saberão exatamente onde encontrar os produtos e materiais que desejam! Você vai poupar o tempo deles e o de seus colaboradores, já que eles não precisarão ficar indo e vindo do estoque a todo tempo ou percorrendo a loja em busca de algum pedido específico.
Torne a circulação mais fluida
Imagine o cliente chegando ao seu estabelecimento e tendo dificuldades não só em encontrar os materiais que deseja, mas também em se locomover no interior do ambiente. Essa situação não é nada boa para as vendas. Isso porque você criará obstáculos para o cliente, quando o seu dever seria facilitar a vida dele.
Para desafogar a sua loja, selecione de forma inteligente e estratégica quais são os produtos que devem ser expostos em cada seção. Você deve dar preferência aos materiais que são mais requisitados e procurados. Os produtos pouco solicitados e de baixa demanda podem ser mantidos no estoque.
Outra dica importante: materiais básicos de construção não precisam ficar exibidos, pois, normalmente, o contato visual com eles não é relevante. Os clientes que vão até sua loja para comprar tais materiais já sabem o que querem e provavelmente tomaram essa decisão em função de preço de mercado e conveniência.
Capriche na iluminação do espaço
De nada adianta organizar todos os seus materiais em diversas categorias de exibição, se a iluminação do seu espaço não foi devidamente planejada. Ambientes escuros e pouco visíveis acabam não chamando a atenção dos clientes.
Portanto, invista em uma boa iluminação na sua loja de materiais de construção! Você pode optar por uma ampla e forte iluminação geral, mas em prateleiras que contêm peças pequenas e escuras, vale a pena reforçar a luz. Assim, seus clientes conseguirão visualizar cada detalhe do produto.
Exponha a face certa dos produtos
É muito importante para o layout da loja que os produtos e materiais estejam expostos da maneira correta: além de estarem na seção da categoria a que pertencem, eles precisam ser identificados de cara!
Para que a apreensão do produto — suas características, marcas e detalhes — seja rápida, é preciso exibi-los com a face do rótulo virada para o cliente. Assim, ele saberá do que se trata e não precisará ter o trabalho de pegar o produto para entendê-lo melhor.
Organize os produtos na altura certa
Por mais atencioso e interessado que seja um cliente ele tende a concentrar sua atenção nos produtos expostos na altura dos olhos. Por isso, procure priorizar esses espaços para itens mais lucrativos e procurados pelo consumidor.
Nessa seleção, é preciso equilibrar esses dois pontos, ou seja, de um lado garantir que o cliente encontre o que procura com facilidade e, de outro, estimular que ele encontre os itens mais lucrativos, ou que precisam ser desovados do estoque.
Sendo assim, os produtos mais atrativos para o consumidor e ao mesmo tempo estratégicos para a empresa devem, prioritariamente, estar na altura média dos olhos dos clientes.
Preocupe-se com a fachada da loja
O layout começa do lado de fora! Por maior que seja o cuidado com os detalhes internos, o alcance deles é limitado às pessoas que frequentam o espaço, enquanto um número significativo de clientes em potencial passa na frente da loja sem percebê-la com o mesmo entusiasmo.
A fachada é como um outdoor disponível que não exige pagamento quinzenal para exibir uma mensagem. A questão é: o que esse layout está comunicando para cada possível comprador?
Em alguns casos, são tantas informações incluídas que o resultado é a poluição visual, dificultando a transmissão da mensagem certa. Quer um exemplo de uma frase com esse problema? É a famosa: “materiais de construção em geral”. Nesse caso, “em geral” significa que a empresa vende vários itens, mas não diz quais.
A questão é que todos sabem que uma loja de materiais de construção vende artigos variados. O melhor seria colocar algo como “linha completa e variada”, relacionar itens específicos que você deseja destacar ou tendências atrativas, pois o termo “em geral” está apenas poluindo o espaço, sem transmitir uma mensagem efetiva.
Pense na experiência do cliente
Ao organizar o layout da loja de materiais de construção você mostra que está preocupado com a experiência do cliente em seu estabelecimento. Ao facilitar a vida das pessoas que chegam à procura de produtos, também economiza tempo e deixa seus funcionários mais livres para atender dúvidas e demais questões dos clientes.
Uma loja bem organizada, iluminada e que exibe os produtos mais importantes é capaz de aumentar seu número de vendas, já que será um ambiente propício para a compra e um facilitador no processo de decisão do consumidor.
Desse ponto de vista, é preciso ter em mente que não basta que o cliente fique contente com o produto que comprou. Na maioria dos casos, ele pode encontrar a mesma marca na concorrência.
No entanto, quando você oferta uma compra agradável, sem inconvenientes, eficiente na entrega e nas orientações que o cliente precisa, ou seja, uma boa experiência de compra, sua loja fica marcada de forma positiva para ele.
Crie espaços temáticos
A criatividade nunca está proibida quando o tema é o layout da loja — muito pelo contrário. A ideia de criação de espaços temáticos pode ser exemplificada com a montagem temporária de stands sobre o uso de textura, pinturas decorativas diversas, ferramentas de marcenaria e assim por diante.
Em muitos casos é possível negociar com fornecedores o apoio a esse tipo de ação que, além de enriquecer o espaço, pode ser aplicada na forma de uma campanha promocional dos itens expostos.
Esse tipo de ação nos remete ao uso do espaço com uma abordagem viva e dinâmica, na qual as estratégias de divulgação e as campanhas comerciais são comunicadas com alterações no layout.
Quando essas ações envolvem divulgação elaborada com uma identidade visual própria, a loja também pode incorporar as características dessas imagens como forma de reforçar a mensagem a ser transmitida.
Use os atributos dos produtos
Além dos ambientes temáticos, considere também que cada linha de produtos pode ter uma forma própria de exposição. O setor de tintas, por exemplo, não precisa se limitar a um balcão de atendimento em frente à máquina de mistura e uma série de prateleiras.
Nesse caso, você pode usar da criatividade para criar um ambiente colorido, usar texturas e vários outros recursos visuais que podem ser aplicados nos espaços do cliente. Até mesmo o setor de peças sanitárias pode ter outra conotação, se decorado com bom gosto. Por exemplo, um vaso sanitário não é uma imagem convidativa, mas isso muda se ele estiver exposto em um contexto que inclua uma ducha, uma banheira e uma pia com metais sofisticados.
Agregue tecnologia aos processos
Um bom controle de estoque serve de suporte para a organização do espaço ao facilitar a identificação de itens com pouca rotatividade, ao marcar localizações dos produtos, ao indicar o que deve ser reposto e outros procedimentos importantes.
Por isso, a adoção de sistemas informatizados de controle oferece um suporte importante para a organização do espaço. Além deles, também existem recursos interessantes para serem agregados às gôndolas, expositores e prateleiras.
Até mesmo os sensores de movimento, que acionam letreiros e autofalantes com mensagens que chamam atenção do cliente, já são usados faz algum tempo. Também é importante manter atenção com relação às inovações que surgem com a Transformação Digital.
Em um futuro próximo, recursos como realidade virtual e reconhecimento facial serão corriqueiros. Algumas lojas já usam esse tipo de tecnologia para reconhecer o público presente e, no mesmo momento, exibir conteúdo em monitores de vídeo de acordo com o perfil de interesse deles.
Por fim, como refletimos bastante sobre como organizar uma loja de material de construção, precisamos reforçar o quanto a dedicação a esses objetivos é importante para o sucesso do negócio. Especialmente no longo prazo, a reputação da marca da loja é construída a partir da impressão que as pessoas têm dela, que, em grande parte, é formada com base no layout de loja.
Agora, aproveite este conteúdo para interagir sobre o tema e dividir essas informações. Compartilhe este post nas suas redes sociais preferidas!