Gestão de estoque: 3 técnicas para loja de materiais de construção
A gestão de estoque é um conjunto de praticas e procedimentos que visam garantir o perfeito armazenamento de produtos na quantidade, no prazo, na forma de armazenamento e nas condições ideais. Dito isso, fica fácil deduzir sua importância, não é mesmo?
Sem uma administração eficiente, sua loja corre sérios riscos de que faltem produtos para a venda ou que sejam armazenados em quantidade excessiva, fazendo com que seu investimento na empresa seja mal direcionado, fique parado em vez de gerar lucro, e acarreta outros graves problemas que, no final, comprometem a sua lucratividade.
Isso sem falar nos prejuízos com desvio de mercadorias, desperdícios, danos e perdas. Por isso, confira algumas das técnicas mais importantes para exercer essa tarefa com maestria. Basta continuar a leitura!
1. Faça inventários periódicos
Poucos trabalhos são tão desgastantes quanto o fechamento para balanço. Ele já foi mais comum em outras épocas e consistia em fechar a loja para contagem de estoque. Atualmente, muitos sistemas facilitam tanto esse controle que as contagens podem ser feitas com maior periodicidade e com menos esforço.
Algumas lojas se concentram nos produtos de maior valor agregado, usam de métodos de amostragem para itens como parafusos, ou dividem o inventário por grupo. Afinal, é muito mais fácil e assertivo contar um pequeno grupo de mercadorias durante vários dias do que todos eles de uma só vez.
Ou seja, você pode escolher o método mais confortável e eficiente para o seu negócio, só não pode deixar de fazer uma contagem periódica.
2. Defina seus processos
Um grave erro na gestão de estoque é o improviso. Muitas vezes a intenção é positiva, como nos casos nos quais o objetivo é agilizar a entrega para o cliente, por exemplo. No entanto, os processos bem definidos e o respeito a eles são comportamentos fundamentais para uma boa administração.
Defina como deve ser o recebimento, a entrega, a contagem de estoque e cada um dos procedimentos e tarefas que envolvem a atividade. Ao elaborar esses processos, treinar a equipe para executá-los conforme determinado e aprimorá-lo, você evita muitos erros recorrentes e comuns.
3. Use a tecnologia
Só quem controlou estoque com caneta e papel sabe exatamente o beneficio de poder contar com a tecnologia atual — esse é um recurso fabuloso e cada vez mais acessível. Bons sistemas de controle e monitoramento são diferenciais que, além de permitirem uma boa gestão, facilitam o trabalho, diminuem o tempo da equipe dedicado a essa tarefa, concentrando-a em atividades mais estratégicas, e integram a gestão de estoque a contabilidade e as vendas.
Ao pensar na tecnologia, tenha em mente que estamos em um processo importante de transformação. Novos recursos são incorporados e o seu trabalho ficará bem mais fácil e automatizado no futuro. Por isso, mantenha-se atento às novidades.
Sua prioridade pode se concentrar nos erros mais comuns de gestão de estoque que, normalmente, decorrem de falta de definição dos processos envolvidos, erros de lançamento de entrada e baixa, pouco controle e alta incidência de improvisos. Portanto, ao evitar esses problemas, terá um bom ponto de partida.
Outra boa medida é aprender com outras experiências. Então, aceite nossa sugestão e compartilhe esta postagem nas suas redes sociais. Afinal, este é um tema interessante e que pode gerar boas trocas de informação em entre seus contatos.