Descubra como aumentar margem de lucro em loja de material de construção

Descubra como aumentar margem de lucro em loja de material de construção

2 de agosto de 2020 0 Por Rede Alternativa

Manter a margem de lucro não é só um requisito para a sobrevivência do negócio, mas é também uma maneira eficiente de compensar todo o esforço dedicado a ele. Dos sócios fundadores aos colaboradores recentemente contratados, todos se dedicam para obter resultados, porém, quanto consideram uma plena compensação?

Eliminar prejuízos e aumentar as margens é o início da caminhada nesse sentido e vale muito a pena. Entenda o porquê e aproveite as dicas para aplicar no seu negócio!

A importância da margem de lucro

Talvez você já tenha ouvido alguma afirmação de um empresário mais ou menos assim: “parei de fornecer para os meus clientes mais problemáticos, e meu faturamento caiu 20%. Ainda assim, a sobra mensal aumentou em R$ 20 mil”.

Se nunca ouviu isso, saiba que é mais comum do que muita gente imagina. O motivo é simples: esses clientes geravam prejuízo superior a R$ 20 mil em relação ao lucro oferecido por todos os outros. Ao eliminá-los, a margem de lucro aumentou, e a empresa passou a ganhar mais, mesmo diminuindo a carga de trabalho, uma vez que deixou de atender parte dos clientes.

Além disso, tal força de trabalho ociosa pode passar a atuar com novos clientes lucrativos e, desse modo, ajudar o negócio a crescer ainda mais, de forma economicamente sustentável.

É verdade que se trata apenas de um exemplo. Portanto, não significa que se aplica ao seu caso. No entanto, em alguma medida, a margem de lucro geral de sua loja impacta a solidez do seu empreendimento. 

Uma unidade com prejuízo pode ser um investimento que, a médio prazo, vai crescer e proporcionar ganhos superiores, mas se a expansão não for possível por algum motivo, o efeito será muito parecido com o do nosso exemplo.

Outra situação, ainda mais comum, é quando ocorrem vários desperdícios e perdas. Por exemplo, para cobrir o custo de um item com 20% de margem, perdido ou desviado, será necessário vender 5 unidades. Nesse caso, a empresa só começa a ter lucro novamente quando vender a 6ª.

Os desperdícios e ações que geram esses prejuízos passam despercebidos em muitas situações. Por isso, elas nem sempre estão tão claras, mas influenciam o negócio e comprometem a solidez da loja.

As formas de aumento

Para evitar o problema, é preciso reunir experiência, conhecimento, informação, relacionamentos e forças dos vários envolvidos na cadeia produtiva. Não é um trabalho que se encerra depois de um programa com começo, meio e fim, mas sim uma atividade constante de aprimoramento e monitoramento, o que pode ser muito mais efetivo se considerar os aspectos relacionados nos tópicos abaixo.

Uso sistemático da informação

Sem dados amplos e de qualidade, é muito difícil administrar uma loja de materiais e quase impossível fazer o mesmo em uma rede. Com informações consistentes, você tem acesso a relatórios que demonstram os custos, desperdícios, focos de prejuízo, produtos e clientes com pouca margem e assim por diante.

Do contrário, jamais um empresário tomaria a atitude de abandonar clientes para aumentar a lucratividade, como ocorreu em nosso exemplo. Qualquer empreendedor responsável só faz isso com a certeza em relação aos resultados que terá.

Os indicadores e relatórios gerenciais são as ferramentas que permitem determinar prioridades de eliminação de custos e de ajustes operacionais com base no ganho possível oferecido por cada um deles. Assim, você se dedica primeiro em resolver os problemas que podem gerar mais ganhos.

Aumento da eficiência operacional

Com base nas informações gerenciais e nos dados de desempenho, também é possível aplicar melhorias nos processos internos e em outros aspectos que influenciam a eficiência da sua operação, melhorando a produtividade e, por consequência, a lucratividade. 

Corte de despesas

É fundamental levantar e minimizar perdas decorrentes de escolhas erradas, procedimentos falhos e gastos desnecessários. Por exemplo, talvez você goste de se manter informado e tenha contratadas várias assinaturas de jornal, que podem diminuir significativamente se optar pelas versões digitais.

Obviamente, essa redução de custo não apresentará um grande impacto no resultado, mas somada a eventuais alterações no plano de telefonia e inúmeras outras despesas menores, pode surpreender bastante.

Planejamento financeiro

A gestão financeira é uma parte importante do negócio, e o planejamento facilita e norteia todos os processos envolvidos. Um bom plano vai permitir que você faça um orçamento e programe os gastos, impondo limites de despesas por setor e evitando falta de recursos no caixa. 

Isso não significa que essa seja uma tarefa fácil. Não são todas as empresas que alcançam o nível ideal de excelência nesses processos, mas todas que conseguiram deram um passo de cada vez nessa direção. Por isso, o importante é começar e não parar.

Negociação com fornecedores

Negociar com fornecedores pode fazer uma diferença enorme na lucratividade. 10% de desconto na compra, por exemplo, costuma significar um percentual muito próximo disso de aumento da lucratividade do item negociado.

Investir nas habilidades e estratégias de negociação é, portanto, fundamental na garantia da lucratividade e do crescimento sustentável.

Relacionamento com fornecedores

Contudo, de nada adianta uma enorme capacidade de negociação sem um bom relacionamento, isso é o que garante um espírito cooperativo entre todos os participantes da cadeia. Quanto mais os seus fornecedores estiverem comprometidos em oferecer uma parceria verdadeira, melhores serão os resultados. Muitas vezes a lucratividade depende de uma melhora da qualidade ou da diminuição dos prazos de entrega, por exemplo. Afinal, produtos com baixa qualidade quebram mais, e a demora na entrega pode inviabilizar vendas.

Fortalecimento das alianças estratégicas

Além de tudo isso, negociar individualmente não tem o mesmo efeito das ações em bloco. Alianças estratégicas como a oferecida pela Rede Alternativa promove uma importante união de forças para superar desafios e se posicionar no mercado da sua região.

Com foco no ponto de venda e uma proposta inovadora, ela gera resultados sem envolvimento na administração das lojas.

As decisões estratégicas são tomadas em grupo de forma objetiva e em encontros mensais. Porém, nem sempre a participação do lojista implica custos, muitas vezes pode significar o contrário, gerando investimentos em seu ponto de venda, o que ocorre de acordo com a participação de cada associado.

Não poderia haver ideia melhor do que trabalhar para aumentar sua margem de lucro com base na união de forças e com essa visão estratégica. Você está pronto para esse salto de excelência?

Para saber a resposta, entre em contato e conheça os detalhes da nossa proposta.