Como vender mais em lojas de materiais de construção? Confira 7 dicas!

Como vender mais em lojas de materiais de construção? Confira 7 dicas!

26 de abril de 2020 0 Por Rede Alternativa

Ter um bom número de vendas em um negócio é o que todo lojista deseja. Por isso, o investimento em estratégias para atrair os clientes é cada vez maior. Em materiais de construção, esse também é um aspecto importante, pois é preciso superar os desafios do setor, como decisões governamentais e financiamentos habitacionais. 

Com algumas ações, é possível ter um crescimento expressivo nesse sentido e, consequentemente, aumentar os lucros. Para alcançar tal objetivo, é necessário tomar algumas medidas eficientes e que estimulem as vendas do negócio.

Tais estratégias de marketing devem estar alinhadas com a capacidade operacional do negócio, como a logística e atendimento, para assim, alavancarmos os resultados comerciais. 

Afinal, como vender mais e, por fim, alavancar seus resultados? Se você quer saber como fazer isso, continue acompanhando o post e saiba como impulsionar suas vendas com três dicas. Confira!

Como potencializar as vendas de materiais de construção?

Hoje é fundamental buscar mecanismos que fomentem as vendas e sabemos que não apenas um preço acessível faz a diferença. O mercado exige estratégias mais eficientes, que envolvam a experiência do consumidor, desde a descoberta, entrada na loja, compra e pós-venda.

Afinal, hoje quais são as práticas realmente eficientes para lojas de materiais potencializarem seus resultados? Saiba o que você pode fazer e quando tais ações devem ser realizadas dentro do comércio varejista

1. Ofereça descontos

Os consumidores buscam descontos e ofertas que sejam significativas para o seu orçamento. Por isso, as lojas que apostam nesse tipo de estratégia têm destaque no mercado.

Então, lance descontos para atrair clientes ao seu material de construção. Porém, é importante fazer uma análise antes de aplicar as promoções para entender qual o tipo de desconto que será fornecido e quais produtos serão ofertados. Sem um planejamento adequado, existe a possibilidade de gerar prejuízos financeiros, e o resultado não ser aquilo que você esperava.

Outra dica é aproveitar períodos do ano que são mais vantajosos para o setor de construção ou datas que sejam favoráveis para o seu negócio. Dessa forma, você garante um aumento nas vendas e terá lucratividade.

2. Conte com um bom gerenciamento de estoque

A maneira como seu estoque é organizado tem grande importância na visão que o cliente tem em relação à loja. Um acúmulo de produtos e itens pode transmitir uma imagem negativa do local e, até mesmo, prejudicar o fechamento da venda. Por isso, use métodos e técnicas que contribuam para um bom gerenciamento.

Tenha uma programação de compras compatível com a necessidade do público e de acordo com o espaço disponível em seu material de construção. Além disso, o controle de itens que entram e saem da loja é um aspecto relevante para garantir um espaço eficiente e otimizado.

3. Automatize os processos

A tecnologia no varejo ajuda em vários fatores quando o assunto é automatização de processos, já que, com softwares específicos, você pode agilizar tarefas que demandam tempo de profissionais.

Quando você opta pelo uso de ferramentas que auxiliam no atendimento ao cliente, poderá aumentar as vendas, pois o público valoriza uma assistência rápida e eficiente. 

Ou seja, o investimento que é feito em novas tecnologias gera um retorno expressivo para sua loja, pois colabora para a satisfação dos consumidores e, consequentemente, traz resultados positivos.

Além disso, investir na automatização de processos, otimiza o tempo dos colaboradores, que podem dedicar-se mais plenamente em outros setores e, até mesmo, no suporte ao público feito na loja.

4. Ofereça conforto aos clientes

Um dos grandes passos que potencializam as vendas de uma loja de materiais de construção é justamente a experiência de compra do consumidor. Essa movimentação visa tornar prazeroso o momento, o que torna memorável seu negócio, aumentando as chances de retorno.

Para isso, devemos nos preocupar desde o primeiro contato que ele tem com a loja. As estratégias de marketing, por exemplo, devem estar alinhadas com perfil do seu público. 

A infraestrutura do comércio varejista também deve ser um ponto de atenção, o consumidor deve se sentir confortável com climatização, ambientação, iluminação, se consegue estacionar tranquilamente, entre outras questões. Para isso, esteja atento a todos os fatores do seu negócio.

5. Invista no atendimento

Ainda sobre o marketing de relacionamento entre o consumidor e a marca, um dos pontos — se não um dos principais — está ligado ao atendimento. O seu vendedor é a ponta final e nada das estratégias de marketing terão impacto caso a experiência de atendimento seja ruim.

Em 2014, por exemplo, a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios constatou que em 61% dos consumidores informam que o bom atendimento é o principal critério para compra. Há 6 anos, esse era o cenário, hoje, esse fator deve ter ainda mais impacto.

Sendo assim, a melhor maneira de preparar o time comercial é mantê-los treinados, compreendendo suas principais carências e capacitando para que nenhuma ação realizada seja perdida por uma má experiência.

6. Exposição de produtos de forma estratégica 

Por fim, mas não menos importante, está ligado às ações de merchandising, que são bastante populares em qualquer segmento do varejo. Não diferente no setor da construção, elas geram grande impacto quando realizadas de forma correta.

Aproveitar ao máximo seu mix de produtos é uma maneira de extrema eficiência para potencializar as vendas da sua loja de materiais de construção. É possível montar a exposição de produtos simulando construções ou até mesmo edificações, o que fomenta ainda mais na mente dos consumidores, assim, estimulando a compra.

Além disso, investir em iluminação e criar possíveis ambientes dentro de uma obra pronta faz com que você possa expor diferentes tipos de produtos. Da mesma forma, vitrines podem ser utilizadas para o mesmo fim. Lembrando que a criatividade nesse momento pode até mesmo impactar na experiência dentro da loja, conforme já adiantamos.

7. Realize o pós-venda

Um dos erros fatais de qualquer segmento é acreditar que é relevante se dedicar até o momento final da compra: o pagamento. Entretanto, não é uma verdade, pelo contrário, um problema.

Alguns exemplos simples são e-mail marketing em datas especiais, como aniversário, entrar em contato para confirmar que tudo deu certo, fazer pesquisa de avaliação, entre outros. 

A melhor maneira de conseguir potencializar as vendas de uma loja de material de construção é estreitar o relacionamento do negócio com os lojistas. As dicas têm como esse o principal intuito: estimular a compra e garantir que sua experiência até aqui leve à venda. Entretanto, para garantir a conclusão dos resultados esperados por elas e vencer os desafios do varejo, é fundamental manter-se atualizado, acompanhando as movimentações do mercado desse importante setor.

Aproveitando que você está interessado e aprendeu como vender mais na sua loja, deixe um comentário para gente explicando o que você já faz e o que pretende fazer futuramente.